10 CASOS DE NEPOTISMO NO CINEMA

Nepotismo

Por Davi Gonçalves

Há quem diga que não se deve misturar vida familiar e profissional, mas é um fato que nem todo muito pensa assim. E se você acha que nepotismo só acontece lá em Brasília, confira a lista abaixo com 10 casos de nepotismo no cinema – que só comprovam que todo mundo quer dar uma mãozinha amiga aquele seu parente menos “favorecido” – ou que tem talento mesmo e a galera é quem gosta de encher a paciência…

01. FEDERICO FELLINI empregou GIULIETTA MASINA (esposa)

FEDERICO FELLINI e GIULIETTA MASINA

O mestre Fellini e a excelente Giulietta se casaram em 1943, estabelecendo desde então uma das parcerias mais criativas da história do cinema. Juntos, o casal trabalhou em vários filmes, entre eles A Estrada da Vida, Noites de Cabíria e A Trapaça.

02. JEAN-LUC GODARD empregou ANNA KARINA (esposa)

JEAN-LUC GODARD e ANNA KARINA

Godard foi casado com a atriz Anna Karina durante cerca de 6 anos e se tornou a musa absoluta do diretor. Entre as parcerias mais famosas do casal estão Uma Mulher é Uma Mulher e Viver a Vida, Bande à Part (que inspirou o nome da produtora de Quentin Tarantino), O Demônio das Onze Horas e Alphaville.

03. WOODY ALLEN empregou DIANE KEATON (namorada)

WOODY ALLEN e DIANE KEATON

O polêmico Woody Allen (antes de se casar com Mia Farrow, para se separar e casar-se com Soon Yi, filha adotiva de sua esposa) teve um affair com Diane Keaton – empregando a atriz em O Dorminhoco, A Última Noite de Boris Grushenko, Manhattan e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (filme que rendeu um Oscar de melhor atriz a Diane), entre outros filmes.

04. FRANCIS FORD COPPOLA empregou SOFIA COPPOLA (filha)

FRANCIS FORD COPPOLA e SOFIA COPPOLA

Sofia pode até se sair bem como cineasta, mas como atriz, a filha de Coppola tem muito a aprender – só que o papai não pensa assim. Alem de emprega-la na trilogia O Poderoso Chefão, Francis ainda dirigiu a filha em mais quatro filmes (Vidas Sem Rumo, O Selvagem da Motocicleta, Cotton Club e Peggy Sue, Seu Passado a Espera).

05. ROBERTO BENIGNI empregou NICOLETTA BRASCHI (esposa)

ROBERTO BENIGNI e NICOLETTA BRASCHI

A esposa de Roberto Benigni (italiano amplamente elogiado por seu A Vida é Bela) já trabalhou com o cônjuge em O Pequeno Diabo, Johnny Stecchino, O Monstro, Pinóquio e O Tigre e a Neve, alem do filme que consagrou Benigni.

06. ROMAN POLANSKI empregou EMMANUELLE SEIGNER (esposa)

ROMAN POLANSKI e EMMANUELLE SEIGNER

A exuberante Emmanuelle Seigner é casada com o polêmico Roman Polanski desde 1989 e a parceria entre os dois incluem Busca Frenética, Lua de Fel (onde Seigner protagoniza uma das mais eróticas cenas de dança do cinema), O Último Portal e o mais recente A Pele de Vênus. Vale lembrar que Polanski tem um histórico bem tórrido de romances com as protagonistas de suas tramas.

07. PHILIPPE GARREL empregou LOUIS GARREL (filho)

PHILIPPE GARREL e LOUIS GARREL

O cinema francês também tem alguns casos de nepotismo explicito. Entre eles, um que se destaca na atualidade é entre Philippe e Louis Garrel, respectivamente pai e filho que, juntos já trabalharam em longas como Amantes Constantes, A Fronteira da Alvorada e Um Verão Escaldante.

08. CHRISTOPHER NOLAN empregou JONATHAN NOLAN (irmão)

CHRISTOPHER NOLAN e JONATHAN NOLAN

O bem sucedido cineasta Christopher Nolan já empregou sua parentela em alguns de seus filmes. No caso, falamos de seu irmão Jonathan Nolan, que escreveu juntamente com o irmão os roteiros de Amnésia, O Grande Truque e os dois últimos filmes da trilogia Batman.

09. TIM BURTON empregou HELENA BONHAM CARTER (esposa)

TIM BURTON e HELENA BONHAM CARTER

Para acompanhar uma mente desequilibrada como a de Tim Burton, apenas uma mulher tão tresloucada quanto – e nenhuma se enquadraria tão bem quanto Helena Bonham Carter. Burton já empregou Helena em vários de seus filmes, entre eles A Noiva Cadáver, Alice no País das Maravilhas e Sombras da Noite.

10. TIM BURTON empregou LISA MARIE (namorada)

TIM BURTON e LISA MARIE

Muito antes de empregar Helena Bonham Carter e torna-la seu par, Tim Burton também já deu “uns pegas” na modelo Lisa Marie, empregando-a em filmes como Ed Wood, Marte Ataca! e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Esse Tim Burton, hein…

Comente pelo Facebook

1 Comentário

  1. Pedro

    E TEM algum problema empregar pessoas que gostamos? Se a pessoa é talentosa, claro que vamos escolher ela primeiro. aLIÁS, É ASSIM QUE SEMPRE FUNCIONA NAS EMPRESAS, SEJAM MICRO, MÉDIAS OU GRANDES. PRIMEIRO PROCURAM OS FAMILIARES, DEPOIS FUNCIONÁRIOS DE LONGA DATA QUE TENHAM ALGUÉM PRA INDICAR, COM COLEGAS DE TRABALHO E SÓ POR ÚLTIMO É QUE PUBLICAM ANÚNCIOS EM JORNAIS E OUTROS MEIOS.
    NÃO QUE EU GOSTE QUE SEJA SEMPRE ASSIM, MAS ACHEI UMA GRANDE HIPOCRISIA OCULTAR AS COISAS COMO ELAS SÃO.