TOP 10 OS + FAMOSOS FILMES SOBRE MORTE

morte2

Por Davi Gonçalves

Danny Elfman já disse “Vai, vai chegar sua vez – a morte virá não importa o freguês! Você pode até se esconder e rezar mas do funeral não irá escapar…”. Pois é, amigão, não tem como: a morte vem para todos – e cada um de nós a recebe de uma forma diferente e lida com isso de uma maneira particular.

Nós do CCine10 decidimos listar 10 filmes que tratam sobre este tema. Dê uma conferida nos títulos, mas não se desespere caso você não entenda muito bem o significado de tudo isso. Como Kevin Spacey diz ao final de Beleza Americana: “Vocês não tem ideia do que estou falando. Mas não se preocupem. Um dia, terão!”.

A MORTE E A VIDA DE CHARLIE

10º A MORTE E A VIDA DE CHARLIE (Charlie St. Cloud, 2010)

Charlie (Zac Efron) era um jovem velejador com um futuro brilhante pela frente. No entanto, a morte prematura do irmão mais novo, a quem Charlie era profundamente ligado, o faz abandonar a carreira e trabalhar no cemitério local, onde Charlie pode ficar mais próximo ao irmão – e indiferente a todo o resto do mundo. Todos os dias, ao final da tarde, os dois irmãos se encontram na floresta – até que Charlie se apaixona por uma antiga companheira do colégio, deixando-o em uma dúvida cruel: ficar ao lado do irmão ou lutar por sua nova paixão?

A FRONTEIRA DA ALVORADA

09º A FRONTEIRA DA ALVORADA (La Frontière de L’aube, 2008)

No filme de Philippe Garrel, Carole (Laura Smet) é uma atriz de cinema que, na ausência do esposo, se torna amante do fotógrafo François (Louis Garrel). Com um histórico de dramas e turbulências pessoais, ao ficar separada de François, Carole tem uma crise que a leva à morte. François, que tenta recomeçar sua vida ao lado de Ève (Clémentine Poidatz), passa então a ser atormentado pela imagem de atriz.

ALEM DA VIDA

08º ALÉM DA VIDA (Hereafter, 2010)

Nosso velho amigo Clint Eastwood também traz sua visão sobre a morte – ou melhor, as diferentes maneiras como as pessoas a encaram. O longa segue três personagens distintos, mas que se cruzam no decorrer da história: George (Matt Damon), um americano que tenta levar uma vida normal, mesmo possuindo o dom de manter contato com a vida fora da matéria; Marie (Cécile de France), uma jornalista francesa que passou por uma experiência de quase morte durante um desastre natural; e o menino Marcus (Frankie McLaren/George McLaren), que busca respostas para a morte de alguém muito próximo.

CIDADE DOS ANJOS

07º CIDADE DOS ANJOS (City of Angels, 1998)

Reprisado umas trocentas vezes nas mais diferentes sessões do SBT, o filme conta a história Maggie (Meg Ryan), uma cirurgiã que fica completamente arrasada com a morte de um paciente durante uma operação. No mesmo momento, o anjo Seth (Nicolas Cage) se apaixona pela médica. Aos poucos, Seth decide ficar visível para Maggie – e os dois passam a sentir uma atração cada vez mais forte um pelo outro. Para poder se entregar de vez à essa paixão, Seth passa a cogitar a possibilidade de se tornar mortal – já que não pode ter as mesmas sensações que os humanos vivos.

NOSSO LAR

06º NOSSO LAR (2010)

O nacional Nosso Lar trata, especificamente, sobre a questão da vida após a morte na visão espírita – baseado no livro homônimo de Chico Xavier. Na história, após a morte de seu corpo “físico”, o médico André Luiz (Renato Prieto) acorda em um plano espiritual, vivendo em uma colônia que paira sobre a Terra. Nesse lugar, chamado de “Nosso Lar”, ele aprenderá como é a vida em outra dimensão, aprendendo novos valores morais e lutando contra a saudades de sua família na Terra.

OS FANTASMAS SE DIVERTEM

05º OS FANTASMAS SE DIVERTEM (Beetlejuice, 1988)

Na premiada comédia de Tim Burton, somos apresentados ao feliz casal Barbara e Adam (Geena Davis e Alec Baldwin, respectivamente) que, após morrerem em um acidente de carro, se vêm presos em sua casa – mas agora, na forma de fantasmas. A paz do casal é rompida quando uma família de novos-ricos compra a casa e passa a destruir a moradia dos antigos moradores. Para espantar os vivos, os recém-mortos Adam e Barbara contratam os serviços de um bio-exorcista, o irreverente Beetlejuice (Michael Keaton) – fazendo com que as coisas fujam do controle.

A NOIVA CADAVER

04º A NOIVA CADÁVER (Corpse Bride, 2005)

Quase duas décadas depois do bem sucedido Beetlejuice, Tim Burton lança A Noiva Cadáver, elogiada animação que conta a história Victor Van Dorst (Johnny Depp), jovem de uma família de novos ricos que está de casamento marcado com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém, ocorre uma reviravolta na noite de ensaio do casamento e Victor acaba se casando acidentalmente com a Noiva Cadáver do título, que o leva à Terra dos Mortos. Tentando reverter a situação e voltar à Terra dos Vivos para se casar com Victoria, Victor percebe que a vida (?) no mundo dos mortos é mais divertida do que a sombria Europa da era vitoriana.

UM OLHAR NO PARAISO

03º UM OLHAR NO PARAÍSO (The Lovely Bones, 2009)

Dirigido por Peter Jackson (da saga O Senhor dos Anéis), Um Olhar no Paraíso é um drama sobrenatural cujo roteiro gira em torno da garota Susie, que é assassinada por seu vizinho no início da década de 70. No entanto, Susie permanece em uma espécie de limbo – justamente pelo fato de não ter se conformado com sua morte e ainda desejar vingança ao assassino (que se prepara para fazer uma nova vítima).

O SEXTO SENTIDO

02º O SEXTO SENTIDO (The Sixth Sense, 1999)

Um dos melhores thrillers de todos os tempos, O Sexto Sentido mostra a dedicação do psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) no tratamento de Cole (Haley Joel Osment), um garoto com problemas de relacionamento no colégio e que vive atormentado pelo medo por causa de uma habilidade pouco comum: enxergar pessoas mortas. Malcolm também é atormentado por um trauma que carrega há alguns anos, quando um de seus pacientes se suicidara na frente do médico. Com um desfecho previsível para alguns e surpreendente para outros, é desse filme a clássica frase “Eu vejo gente morta!”.

GHOST

01º GHOST – DO OUTRO LADO DA VIDA (Ghost, 1990)

Clássico dos anos 90, Ghost é um daqueles filmes que sua mãe que não manja nada de cinema ama e considera o melhor filme de todos os tempos. O casal Sam e Molly (Patrick Swayze e Demi Moore, respectivamente) tem suas vidas separadas devido à morte de Sam. No entanto, o espírito de Sam permanece na Terra para ajudar Molly, que agora corre o risco de ser morta por aquele que Sam considerava seu melhor amigo. Recheado de referências de caráter espírita, Ghost se tornou também um dos filmes românticos mais amados de todos os tempos – acompanhado ainda de uma bela e famosa trilha sonora.

Gostou da nossa lista?! Sentiu falta de algum filme? Não foi fácil pra gente escolher apenas 10 filmes. Contribua com o nosso site indicando filmes poderiam compor uma segunda lista. Nós vamos adorar!

Comente pelo Facebook