13º DISTRITO (Crítica)

13 DISTRITO

4emeio

Por Emílio Faustino

13 DISTRITO02

Mais conhecido como o penúltimo filme do ator Paul Walker, “13° Distrito” tem como atrativo maior a presença do astro que ganhou fama por protagonizar ao lado de Vin Diesel a franquia “Velozes e Furiosos” e que ironicamente morreu em um acidente de trânsito no passado.

“13° Distrito” compõe a lista interminável de remakes que estão pipocando no cinema e se trata de uma refilmagem da produção francesa de 2004 chamada: ‘B13 – 13º Distrito’, lançada direto nas locadoras no Brasil.

O que encontramos no longa, é um misto de ação, drama e crítica social, onde a ação predomina reservando boas cenas de fuga, a maioria explorando o Le Parkour (técnica onde os praticantes usam o corpo para passar obstáculo de uma forma rápida e fluente).

Tanto do ponto de vista das manobras, quanto da fotografia, as cenas de ação chamam atenção. Graças aos vários e inusitados ângulos em que as sequências são gravadas, dando ao filme o dinamismo que o gênero ação pede.

A história em si não é nada original (até porque trata-se de um remake) e lembra bastante a trama do filme “Distrito 9” só que ao invés de apresentar alienígenas isolados em guetos por humanos, são homens ricos que isolam outros homens pobres por pura ganância e sede de poder.

Vamos à sinopse:

Brick Mansions é uma área da cidade de Detroit onde a violência tem índices altíssimos, o que fez com que a prefeitura local praticamente abandonasse o local à própria sorte. Com isso, traficantes como Tremaine Alexander (RZA) ganharam status e poder, por mais que sejam combatidos por Lino (David Belle), um especialista em le parkour que tenta erradicar as drogas do local.

13 DISTRITO03

Entretanto, Lino tem problemas com a polícia, corrompida pelo crime organizado, o que faz com que seja preso. Um dos poucos que tentam realmente seguir as leis é Damien Collier (Paul Walker), um detetive que recebe como missão entrar em Brick Mansions para resgatar uma bomba que pode matar milhões. Para tanto, ele precisa contar com a ajuda de Lino, que deseja retornar ao local para resgatar Lola (Catalina Denis), sua namorada, que foi raptada pelos capangas de Tremaine.

Temos dessa forma, a velha receita onde duas figuras antagônicas precisam se unir por um interesse comum: o policial e o bad boy são forçados a se ajudarem para conseguirem seus objetivos. Porém, antes dessa união se estabelecer temos uma eterna briga de cão e gato entre os dois, o que para um filme de ação é pra lá de pertinente.

As atuações os protagonistas estão “ok”, salvo o ator que faz o traficante mor que simplesmente não convence no papel com aquele corpo e voz mirrada.

Para os héteros e lésbicas de plantão, o filme reserva uma luta de briga de mulheres pra lá de sensual e para os fãs de Paul Walker que cresceram vendo ele cantando pneu em “Velozes e Furioso” o filme reserva boas cenas de fuga em carro. O que deve saciar a nostalgia do ator que volta ao cinema pela última vez em “Velozes e Furiosos 7” que tem data de lançamento prevista para 9 de abril de 2015.

A trilha sonora do filme é agradável, porém previsível, composta majoritariamente por Hip Hop.

Quem assina a direção do filme é o estreante Camille Delamarre, editor de ‘Busca Implacável 2’ e ‘Carga Explosiva 3′. Bibi Naceri e Luc Besson, que assinaram o longa original, adaptaram seu próprio roteiro para a refilmagem.

Resumo da obra: é um mais do mesmo que cumpre bem o seu papel de entreter. Em tese não haveria necessidade do remake existir, pois não acrescenta muito ao seu anterior. Porém, a necessidade de se fazer dinheiro com algo que já deu certo é maior do que o risco de se criar algo novo. Eu diria que Hollywood já foi mais criativa, mas trata-se de uma produção franco-canadense, enfim…

“13° Distrito” estréia em todo Brasil no dia 19 de junho.

13 DISTRITO01

SINOPSE

Brick Mansions é uma área da cidade de Detroit onde a violência tem índices altíssimos, o que fez com que a prefeitura local praticamente abandonasse o local à própria sorte. Com isso, traficantes como Tremaine Alexander (RZA) ganharam status e poder, por mais que sejam combatidos por Lino (David Belle), um especialista em le parkour que tenta erradicar as drogas do local. Entretanto, Lino tem problemas com a polícia, corrompida pelo crime organizado, o que faz com que seja preso. Um dos poucos que tentam realmente seguir as leis é Damien Collier (Paul Walker), um detetive que recebe como missão entrar em Brick Mansions para resgatar uma bomba que pode matar milhões. Para tanto, ele precisa contar com a ajuda de Lino, que deseja retornar ao local para resgatar Lola (Catalina Denis), sua namorada, que foi raptada pelos capangas de Tremaine.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Camille Delamarre” espaco=”br”]Camille Delamarre[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Robert Mark Kamen, Luc Besson e Bibi Naceri
Título Original: Brick Mansions
Gênero: Ação
Duração: 1h 31min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 14 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook