180° (Crítica)

180

2estrelas

Por Kadu Silva

Um deslize e…

180_02

Vamos fazer um exercício agora. Pense na situação que vou descrever abaixo:

Você está preparando um lindo bolo para uma festa de aniversário que vai acontecer em algumas horas, está praticamente pronto, só falta uns detalhes da decoração – nesse momento, quando você vai colocar a cereja no bolo, acontece um tropeço e você estraga todo o delicioso bolo. Bom, ao assistir 180° é exatamente essa sensação que se tem no final do filme.

Sinceramente até pensei se deveria dizer isso quando estava saindo da sala de exibição, mas errar no desfecho de um longa-metragem é um erro primário.

Para não estragar para aqueles que irão ver, não se pode falar muito sobre a história, mas é um roteiro que não segue uma linha cronológica, como os créditos do início do filme já insinua, são pedaços de um conto que se juntam aos poucos a cada nova cena.

180_04

Apesar de não ser original, a ideia é super agradável no filme, afinal nos envolver nessa trama repleta de reviravoltas, mas isso acaba por nos condicionar a esperar um grande final, mas é nesse momento que um possível grande filme se perde totalmente, sinceramente dá até um certo incomodo na cena final, parece que trocaram o roteirista, sei lá.

Tirando esse deslize grave, o filme consegue um ritmo sensacional, principalmente pelas ótimas interpretações do trio protagonista, mesmo o estreante Felipe Abib se sai super bem. Para quem não lembra ele é o ator do comercial do Bradesco Seguros (vai que…).

Vale destacar também a direção de arte que conseguiu ótimas locações e grande cenários, simples mais fundamentais para dar destaque apenas para a história e seus personagens.

O Ccine diz o seguinte sobre esse filme, apesar do erro no final, vale conferir as boas performances do elenco e também vale como exemplo de como um deslize pode detonar uma grande ideia.

180_01

DESTAQUE

Para a fotografia, simples, mas muito bem realizada.

SINOPSE

Anna (Malu Galli) e Russell (Eduardo Moscovis) são jornalistas e vivem juntos. Bernardo (Felipe Abib) começou a trabalhar há pouco tempo na redação, mas logo se torna amigo da dupla. Quando Anna e Russell decidem se separar, ele abandona a carreira e decide tocar o negócio do pai, envolvendo a plantação de laranjas, enquanto que ela resolve abrir uma editora. Um dia, após uma noite de bebedeira, Bernardo encontra uma caderneta que o inspira a escrever um livro. Ele o apresenta a Anna, que decide publicá-lo. Logo o livro torna-se um best seller, fazendo com que Bernardo vire uma estrela da literatura nacional. Só que, repentinamente, ele passa a receber ameaças do dono da caderneta.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Eduardo Moscovis (Russell)” espaco=”x”]Eduardo Moscovis[/do][do action=”cast” descricao=” Felipe Abib (Bernardo)” espaco=”x”]Felipe Abib[/do][do action=”cast” descricao=”Malu Galli (Anna)” espaco=”br”]Malu Galli[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Eduardo Vaisman” espaco=”br”]Eduardo Vaisman[/do]

FICHA TÉCNICA

Título Original: 180º
Gênero: Drama
Duração: 1 hr 25 min
Ano de lançamento: 2011

TRAILER

Comente pelo Facebook