50% (Crítica)

50

4estrelas

FICHA TÉCNICA

Título Original: 50/50
Ano do lançamento: 2010
Produção: EUA
Gênero: Comédia dramática
Direção: Jonathan Levine
Roteiro: Will Reiser
Classificação etária: 10 Anos

Sinopse: Inspirado em fatos reais. Adam (Joseph Gordon-Levitt) tem apenas 27 anos e descobre que está com câncer. O problema é que ele não fumava, não bebia e foi difícil entender porquê foi aparecer um tumor em sua vida. Mas para ajudar a enfrentar essa pedreira ele vai contar com a ajuda de seu melhor amigo Kyle (Seth Rogen), um cara muito alto astral, e também de uma analista (Anna Kendrick) que não é de se jogar fora. Dessa forma parece até que suas chances de sobrevivência em torno dos 50% não tão ruins assim. Será que não mesmo?

Por Kadu Silva

Leve e otimista

5001

Falar de câncer em filmes é algo que praticamente entra ano sai ano e sempre tem algum para nos fazer chorar rios de lagrimas, afinal é normal o cuidado dos roteiristas e diretores em respeitar o tema que para muita gente ainda é tabu.

Mas (graças a Deus) alguém resolveu inovar e contar a história de um paciente com câncer de forma leve, otimista e divertida.

O longa-metragem é baseado na experiência real de Will Reiser, um roteirista de Hollywood que venceu o câncer. Reiser teve a doença quando tinha 25 anos e lutou contra ela por alguns anos. No filme a história se passa com Adam, que é um jovem escritor de programas de rádio, diagnosticado com um raro caso de câncer. Com a ajuda do seu melhor amigo, da sua mãe e de uma jovem médica, Adam vai descobrir o que a vida tem de mais importante.

Buscando uma abordagem mais humana e sem melodramas o roteirista Will Reiser (o mesmo que inspirou o longa) consegue ser criativo e inteligente em equilibrar o drama e a parte cômica nessa comedia otimista.

Reiser com ajuda do bom diretor Jonathan Levine usa da sensibilidade como arma para entreter e cativar o público. A sua câmara capta tudo aquilo que deve captar com uma naturalidade e uma mestria desconcertantes. Levine tem consciência de que um olhar ou um sorriso podem dizer muito mais que mil palavras. Ele nunca perde o controlo da película, mantendo o espectador apaixonado pelas personagens do início até ao estrondoso final. Sim, estamos diante de uma comédia, mas uma comédia das mais realista que pode haver. Tão realista como a própria vida real. A qualquer momentos podemos rir com tiradas cômicas excelentes e inteligentes, como logo a seguir estamos derramando lágrimas, e tudo isso sem exagerar nem nenhum dos lados.

5003

Como já citei pela excelente condução de atores de Levine, Joseph Gordon-Levitt realiza o seu melhor trabalho, sabendo conduzir com total controle essa mudança física e mental que tal doença é capaz de produzir numa pessoa, não é de se espantar sua indicação ao Globo de Ouro.

Mas Seth Rogen de quem não gosto muito como ator que me fez curvar diante de sua atuação, ele é o responsável pela parte cômica, mas sua relação com o amigo é das mais verdadeira e emocionantes. Impossível não ter vontade de abraçá-lo, diante da entrega do personagem com a doença do amigo. LINDO E EMOCIONANTE momento de sua carreira.

Talvez porque o roteiro saiu das mãos de quem viveu tal situação ele é tão profundo sem ser cansativo, tão sensível sem ser melodramático.

E ainda se mostra tão importante, pois as vezes estamos diante de situações que não damos valor e é preciso sentir que tudo aquilo pode acabar para tomar novos rumas na vida.

O Ccine recomenda esse inesquecível filme que mostra a vida como ela é de forma mais perfeita dos últimos anos. Infelizmente aqui no Brasil ele foi lançado somente em DVD e Blu-ray, mas é imperdível! Recomendo.

5002

DESTAQUE

Para a boa trilha sonora, que em vários momentos é o ponto chave para uma boa contemplação dos personagens. Como o filme as músicas da trilha sonora são otimistas e divertidas.

PRÊMIOS

GLOBO DE OURO
Indicações: Melhor Ator em comedia ou musical – Joseph Gordon-Levitt e Melhor filme – Comedia ou Musical

MTV MOVIE AWARDS
Indicação: Melhor Ator – Joseph Gordon-Levitt

TRAILER

Comente pelo Facebook