A 5ª ONDA (Crítica)

A 5 Onda

3emeio

Por Kadu Silva

Mais um que não retrata o real espírito da juventude

A 5 ONDA01

Como apaixonado por leitura assim como sou por cinema, sempre acho louváveis as adaptações de grandes livros para o cinema, no entanto, Hollywood ultimamente está exagerando em buscar em obras literárias inspirações para seus novos projetos, principalmente quando o público alvo são os adolescentes. A 5ª Onda é o primeiro de uma trilogia do escritor Rick Yancey, que logo foi comprado para ser adaptado para o cinema, com a esperança de repetir o sucesso de outras franquias teen como: Crepúsculo, Harry Potter, Maze Runner, Jogos Vorazes e Divergente.

Exatamente por esse excesso de referências, é inegável não notar as semelhanças na elaboração do arco dramático desse novo filme, mais uma vez, existe um triângulo amoroso e os jovens são os grandes heróis da humanidade que corre perigo, dessa forma é difícil se envolver com uma história que parece cópia de várias outras.

Para quem ainda não conhece, nessa trama, a Terra está sendo invadido por extraterrestres e isso começa a acontecer em escala, chamadas de ondas. Na primeira onda, os alienígenas retiram toda a eletricidade do planeta, na segunda eles manipulam a natureza e geram grandes desastres naturais como tsunamis e terremotos, na terceira as aves infectam os humanos com graves doenças, na quarta os alienígenas já estão entre os humanos, disfarçados e com o objetivo de exterminar todos as pessoas restantes na Terra e a quinta onda está prestes a acontecer e Cassie (Chloe Grace Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo, e nesse tentativa acaba conhecendo Evan (Alex Roe) um jovem muito habilidoso com armas e que logo se mostra interessado em auxilia-la nessa missão, ela também acaba reencontrando um garoto que sempre foi apaixonada na escola, o Ben (Nick Robinson), que da mesma forma se mostra disposto a ajudá-la.

A 5 ONDA03

O roteiro de Susannah Grant, Akiva Goldsman e Jeff Pinkner narra essa trajetória de sobrevivência de forma bem genérica e sem nenhuma criatividade. É exatamente como vários outros longas de invasão extraterrestres já contaram. E o pior é que o roteiro compõe um adolescente nada real no filme. Outro grave problema do roteiro é não conseguir estabelecer um bom clima romântico entre os três atores principais, não há química, para que o espectador torça para que eles fiquem juntos no final.

Por mais que o diretor J. Blakeson (Abismo do Medo 2), tenha feito um excelente trabalho nos efeitos visuais e tenha acertado no profissional responsável pela fotografia, esses pequenos acertos são poucos para fazer do filme algo que merece nossa atenção.

Nem Chloë Grace Moretz (Acima das Nuvens), que se esforça para dar credibilidade a fita consegue salvar esse início pouco empolgante dessa trilogia que promete levar muitos adolescentes ao cinema.

A 5ª Onda é mais um projeto que insiste em retratar o adolescente de forma bem atípica e infelizmente não tenta tirar desse público, a iniciativa de buscar histórias mais desafiadoras para o seu intelecto.

A 5 ONDA02

SINOPSE

A Terra repentinamente sofre uma série de ataques alienígenas. Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta onda, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos. Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”J. Blakeson” espaco=”br”]J Blakeson[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Susannah Grant, Akiva Goldsman e Jeff Pinkner
Título Original: The 5th Wave
Gênero: Ficção científica, Aventura
Duração: 1h 57min
Ano de lançamento: 2016
Classificação etária: 14 anos
Lançamento: 21 de janeiro de 2016 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook