A FORCA (Crítica)

A Forca

2estrelas

Por Victor Piacenti

A FORCA03

‘A Forca’ foi um filme que ganhou notoriedade nas redes sociais devido a uma campanha de marketing onde inventaram um esquema para falar com o espirito protagonista da história, Charlie Charlie. Provavelmente você deve ter esbarrado com imagens de dois lápis cruzados entre as palavras SIM e NÃO e enfim.. a coisa foi pesada e por alguns dias só se falou nisso. Saindo da mesma fornada de ‘A Bruxa de Blair’ e ‘Atividade Paranormal’, a produção até então desconhecida chegou aos ouvidos da galera e se tornou um dos filmes de terror mais esperados deste ano.

Em 1993, durante uma encenação da peça ‘A Forca’, um aluno chamado Charlie sofre um acidente e acaba morrendo ali na frente de todo mundo. Anos depois, a escola resolve montar novamente a obra como forma de homenagem ao fofo. O problema é que Reese, um dos atores, não está muito a vontade no papel que lhe foi dado (o mesmo do defunto) e resolve destruir o cenário para não precisar mais atuar. Junto a mais alguns amigos, ele invade a escola durante a noite e descobrem que a alma de Charlie ainda perambula pelos corredores e não está em paz. UuUuUUuUuUuUuu.

A FORCA01

Este é um filme que tinha muita coisa a favor para ser incrível e mesmo não sendo um dos piores exemplares do gênero, ainda falta muito arroz com linguiça para ‘A Forca’ conseguir seu lugar de destaque. Digo isso porque a história é muito boa, tem momentos que geram um certo desconforto, tem gritaria demais, gente sendo enforcada e escuridão… muita escuridão, coisas que somada a uma direção satisfatória, garantem o divertimento. O problema é que os atores são péssimos e o roteiro entrega cenas e diálogos muito bobos que tiram a credibilidade da trama, isso sem falar nas motivações que o levaram ao local, totalmente babacas. É um ótimo caso de falha na execução, mesmo que a intenção tenha sido das melhores. Apesar dos clichês que são normais nos filmes dessa geração, ‘A Forca’ tem seus momentos bons, que mesmo ofuscados pelos defeitos, não podem ser totalmente ignorados. As cenas de enforcamento são pavorosas, a fotografia ajuda muito na atmosfera macabra e em alguns momentos ali vemos o quão promissor o filme teria sido. Destaque para a cena que ilustra o poster, TENSÍSSIMA! Isso sem falar no final, que confesso ter me pegado de surpresa.. Como eu disse, galera, o filme não é de todo ruim.

‘A Forca’ tá longe de ser um filme imperdível, mas também digo com certeza que há coisas muito piores por aí. Não impressiona mas também não ofende, saca? Definiria ele como um bom filme ruim. Vale pelos sustos, pelos efeitos sonoros e pela diversão. Não acho que vale a pena ver no cinema com um monte de gente fazendo gracinha na sala, mas num sabadão de chuva, no edredom e com a cabeça bem relaxada, talvez ele tenha um efeito mais satisfatório. Podia ter sido infinitamente melhor, mas também não é total perda de tempo. Tire suas conclusões 🙂

A FORCA02

SINOPSE

Uma cidade é marcada por um acidente, quando uma peça de teatro da escola leva a várias mortes. Vinte anos mais tarde, um grupo decide reencenar a peça, para homenagear os mortos. Logo, eles percebem que o desastre pode acontecer mais uma vez.

DIREÇÃO

Travis Cluff, Chris Lofing

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Travis Cluff, Chris Lofing
Título Original: The Gallows
Gênero: Terror
Duração: 1h 15min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 14 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook