A MALDIÇÃO DA FLORESTA (Crítica)

Kadu Silva

Criatividade zero

A cada ano que passa parece que a dificuldade para encontrar um enredo interessante para um longa de terror só cresce, porque os filmes estão cada dia mais sem criatividade, se repetindo consecutivamente. A Maldição da Floresta é um exemplo de uma produção que é desenvolvida com base em diversos clichês clássicos do terror. A sinopse por si só já mostra bem isso, trata-se de uma família que se muda da Inglaterra para uma casa isolada na Irlanda próxima a um bosque. Adam (Joseph Mawle) um biólogo pesquisador começa a estudar a vegetação desse bosque, mas Colm (Michael McElhatton) um agricultor local com fortes crenças alerta Adam a não continuar a pesquisa porque a floresta tem diversos mistérios e seres encantados, mas Adam não dá ouvidos, até seu filho recém-nascido sofrer uma tentativa de ataque numa noite, é nesse momento que a família se vê envolvida em algo bem misterioso.

O roteiro do também diretor estreante em longas-metragens Corin Hardy, propositalmente ou não é todo desenvolvido usando os mais batidos clichês do gênero de terror. A casa assombrada, a floresta que parece ter vida própria, a criança (frágil) envolvida na trama, os sustos que não levam a nada, os lugares escuros que despertam curiosidade dos personagens, a luz como arma para os vilões e assim vai. A única fagulha de novidade é usar o folclore irlandês como pano de fundo das histórias que assombram a floresta, mas fica nisso.

Talvez pela inexperiência do diretor, ele faz um dos principais equívocos quando se trata de contar um enredo de terror que é mostrar muito cedo o monstro da história. Isso se justificaria se fosse um ser muito poderoso, mas não é o caso aqui. Ainda sobre os monstros não é bem explicado o porquê das ações deles, qual a intenção de roubar a criança, nada tem explicação clara, fica tudo aberto.

Apesar de um filme nitidamente com verba reduzida o acabamento dos efeitos visuais é muito bom. Outro destaque é a trilha sonora sombria bem pertinente para a narrativa.

O elenco não apresenta nenhum ator de renome, mas todos cumprem bem seus papeis, sem um destaque a citar.

A Maldição da Floresta pode ser interessante para quem busca um filme de terror mais do mesmo, mas para quem de fato quer sentir medo de uma história apavorante o melhor é esperar um novo lançamento.

A MALDICAO DA FLORESTA

SINOPSE

Por questões econômicas, o conservacionista Adam Hitchens (Joseph Mawle) aceita um emprego em uma remota floresta na Irlanda, esperando encotnrar uma vida nova para ele, sua esposa Clare (Bojana Novakovic) e seu filho recém-nascido. No entanto, ao chegarem na casa nova, um agricultor com fortes crenças na tradição local o alerta para parar de mexer naquelas terras sagradas. Quando alguém invade a casa dos Hitchens a noite, querendo fazer mal a criança, e a polícia não descobre quem fez isso, o casal vai ter que lutar para proteger seu filho e sobreviver diante de misteriosos seres que habitam aquele bosque.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Corin Hardy” espaco=”br”]Corin Hardy1[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Corin Hardy
Título Original: The Hallow
Gênero: Terror
Duração: 1h 37min
Classificação etária: 14 Anos
Lançamento: 6 de outubro de 2016 (Brasil)

Comente pelo Facebook