A NOIVA CADÁVER (Crítica)

A NOIVA CADAVER

FICHA TÉCNICA

Título Original: Corpse Bride
Ano do lançamento: 2005
Produção: EUA
Gênero: Animação
Direção: Tim Burton e Mike Johnson
Roteiro: Caroline Thompson, John August, Pamela Pettler

Sinopse: Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.

Por Kadu Silva

A NOIVA CADAVER02

Acho engraçado como algumas pessoas insistem em contestar o estilo de Tim Burton, afinal desde de sempre ele manteve uma linguagem própria e não porque alguns acham saturada, que ele precisa mudar. Não tem jeito ele é aqueles diretores que você ama ou odeia.

Nessa animação A Noiva Cadáver ele novamente imprime sua linguagem particular para mostrar através de um conto sombrio, como alguns relacionamentos são feitos de forma nada natural. Uma sátira bem humorada e até meio infantil dos relacionamentos amorosos.

Na trama conhecemos a família Van Dorst, novos ricos que tem um filho solteiro Victor (Johnny Depp) que esta pretendido para a bela Victoria (Emily Watson) da família Everglot que esta falida. O rapaz meio perdido diante das novidades que seu casório irá trazer, não se sai bem no ensaio do casamento e acaba indo encontrar paz no meio da floresta próxima da cidade. Lá ele acaba tentando ensaiar as falas para o casório mas acaba sem querer prometendo seu amor a uma noiva já morta, com isso ele acaba ficando preso nos mundos dos mortos e preso a uma mulher que não ama.

Pela sinopse vemos que se trata de uma animação para adultos, já que fica clara a intenção de Burton em discutir as relações amorosas além das tradições falidas de algumas famílias. O roteiro do filme é baseado em um conto russo do século XIX.

A NOIVA CADAVER03

Nesse filme vemos o verdadeiro fascínio de Burton pelo sombrio, pelos mortos. No mundo real as cores são cinzas pálidas, quase “sem vida”. Já no mundo dos mortos tem muitas cores luz, movimento, mostrando que para ele aqui onde vivemos é o lugar negativo, triste (bem bizarro – a cada de Tim Burton).

Uma características bem presente nos longos de Burton é mostrar o lado negativo do seres humanos, e aqui não é diferente. A ganância da família de Victoria e ainda a avareza desmedida do ex noivo da noiva cadáver.

A técnica utilizada é o stop-motion, que segundo Burton é a pura essência do cinema. Apesar de “arcaica” essa técnica bem utilizada é capaz de movimentos incríveis. A equipe de Burton faz isso com perfeição, as expressões dos personagens chama muito atenção, talvez alguns se incomodem com os movimentos corporais deles, mas é assim mesmo que fica diante da técnica.

Outra perfeição do longa são os cenários que dão sustentação para a narrativa do filme, cada detalhe foi milimetricamente pesado e o resultado final é um deslumbre visual. Tanto no mundo dos mortos como dos vivos. Quem já teve contato com stop-motion realmente vai ficar boquiaberto, caso ainda não tenha assistido.

Ainda se destaca a trilha sonora que original, já que em algumas cenas o filme é composto de cenas cantadas. Apesar de não ser um musical elas tem função importante na narrativa e a suas letras completam a mensagem do filme.

Uma cena que vale destaque é quando o introspectivo Victor sozinho na sala da família Everglot toca piano e os movimentos de câmera e a edição cria um ambiente mágico para o filme – uma cena que é pura emoção. Durante o filme, ainda existe outras belas cenas, diálogos incríveis.

Apesar de meio infantil como já citei anteriormente o filme nas suas entrelinhas mostra através do humor negro como alguns relacionamentos amorosos são fadados ao fracasso, já que muitos preverem manter algo apenas por posição social, ou mesmo por não ter força de procurar algo verdadeiramente real para sua vida. É sem dúvida outra grande obra do peculiar diretor Tim Burton que vale a pena conferir.

A NOIVA CADAVER01

PRÊMIOS

OSCAR
Indicação: Melhor animação

TRAILER

4estrelas

Comente pelo Facebook