À PROCURA (Crítica) | Mostra SP

A PROCURA

2emeio

Por Kadu Silva

Mais um caso de sequestro de criança

A PROCURA01

Existem temas que em determinadas épocas parecem virarem moda no cinema. Rapto de criança é um que nunca caiu de moda, mas ultimamente está mais frequente, nas telonas. O problema é que a cada nova produção, fica impossível não fazer um comparativo.

A trama da vez é sobre o desaparecimento de Cassandra (Peyton Kennedy), uma garotinha que sumiu em uma situação bem estranha, fato que creditando ao seu pai Matthew (Ryan Reynolds) a principal suspeita sobre o desaparecimento.

E o diretor e roteirista Atom Egoyan (O Preço da Traição), tenta (sem êxito) transforma mais este caso de desaparecimento em algo original. Sua principal estratégia é misturar a narrativa em tempos diferentes, a trama não tem uma linha linear de execução dos fatos, os acontecimentos sobre a histórias aos poucos são revelados, sendo narradas coisas do presente e do passado misturadamente. Lendo assim parece confuso, mas não, rapidamente fica evidente esta estratégia, o que torna até maçante a espera pelo previsível final.

A PROCURA03

O final em especial é outro detalhe que merece um menção maior, já que ele é preparado durante todo a trama como o grande momento do filme, mas infelizmente, ele se dá de forma patética, dando ao espectador até um certo ar de traição, diante do que é visto.

De modo geral o elenco dá conta do recado, diante do que eles têm em mãos. O destaque ou melhor a única coisa que de fato merece louvor no filme é a atuação de Kevin Durand, é uma composição assustadora de um psicopata, no olhar, na frieza dos diálogos, uma pena estar diante de um roteiro tão fraco.

Entre outros aspectos que não funcionaram, a trilha sonora também não soa bem, o excesso de trilha em algumas cenas, com objetivo de dar um caráter de suspense incomoda.

Infelizmente À Procura é uma produção que tenta a todo momento sair do obvio diante de outras similares, mas esta incessante tentativa, acaba por torna-la chata e sem graça.

A PROCURA02

SINOPSE

Há oito anos, a pequena Cassandra foi raptada aos nove anos de idade. Matthew, seu pai, alertou as autoridades, que imediatamente o consideraram o principal suspeito. Oito anos depois, Matthew, com seu casamento arruinado, ainda é investigado pela polícia, que está tentando resolver a onda de crimes contra crianças. Parece que nada mudou, até pistas começarem a surgir indicando que Cassandra ainda está viva.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Atom Egoyan” espaco=”br”]Atom Egoyan[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Atom Egoyan
Título Original: The Captive
Gênero: Drama
Duração: 1h 53min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 12 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário