A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY (Crítica)

A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY

4emeio

Por Kadu Silva

Vamos nos permitir…

A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY02

Desde 2008 que Ben Stiller não dirigia um filme, ele volta a direção, agora também protagonizando o remake A Vida Secreta de Walter Mitty, um longa sobre o auto conhecimento e o crescimento como ser humano – o típico filme indie.

A história é bem interessante, Walter (Ben Stiller) um pacato homem sonhador, trabalha na revista Life, que irá se transformar em edição on line. Walter trabalha na sessão de negativos. E para a última edição o famoso fotografo Sean O´Connell, mandou um negativo especial para estampar a capa, só que Walter não consegue encontrar o tal negativo, pressionado pela nova diretoria, Walter vai atrás de Sean, numa viagem ao redor do mundo.

O roteiro de Steven Conrad (À Procura da Felicidade) foi baseado no livro My Life and Hard Times, de James Thurber e como já citei acima é uma jornada interior para o auto conhecimento, para que o ser humano saia do estado de inércia e ganhe o mundo, descobrindo seus encantos e mistérios e não só sonhando no que poderia ser.

O interessante do roteiro é conseguir encontrar o equilíbrio da realidade de Walter com os seus sonhos lúdicos, e como eles no decorrer do longa, deixam de existir, já que Walter começa a vive-los.

Outro destaque é o tom de humor que acompanha a jornada do personagem, tudo sem exageros, diferente dos personagens que Ben Stiller costuma fazer, aqui o humor é mais vindo da estado lunático de Walter. Esse humor deu para o longa um diferencial dentre essas produções de auto conhecimento em voga hoje em dia.

No entanto o filme peca em querer ser muito auto explicativo, seja pelas legendas que ora aparecem, ou mesmo para as canções que servem para nortear o espectador no tempo (algo desnecessário) já que o interessante do filme é exatamente o sentido de Walter, em viver as coisas que sempre sonhou se tornando realidade – talvez faltou deixar o espectador sentir também essa vontade e não ficar somente como plateia inércia diante do que rola na telona.

A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY01

O único momento que o roteiro consegue tocar o público é no final, mas buscando no emocional a identificação com a conquista de Walter, sempre como voyeur, nunca como parte da história, que ao meu ver, traria para a fita um ar de inesquecível, que o trailer dava a sensação que seria.

Ben Stiller mais contido, como vem sendo seus últimos longas, consegue carregar bem essa história de superação, o típico palhaço triste, que ganha logo de cara o carinho da plateia. Sua direção, ainda que exagerada, e com escolhas equivocadas em alguns momentos, se mostra segura, para dar para o longa uma narrativa bem realizada nas suas quase duas horas de duração.

Tecnicamente o filme é brilhante, a fotografia é hipnotizante, e a edição é precisa, principalmente para dar o dinamismo narrativo que Ben Stiller pretendia, vale destacar também a direção de arte que se mostra fundamental para agregar ao roteiro formas de passar a mensagem que cada cena foi concebida.

A Vida secreta de Walter Mitty é a síntese do que o mundo está se tornando hoje em dia, um bando de pessoas conectada, que estão deixando a experiência de estar com alguém ou em algum lugar, sendo somente expectadores distantes do que acontece no mundo, no país, na sua cidade. É um grito para que todos levantem do computador e vai descobrir as maravilhas do mundo.

A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY03

Em resumo sonhar é bom, mas viver é muito melhor!

SINOPSE

Walter Mitty (Ben Stiller) é o responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da tradicional revista Life. Ele é um homem tímido, levando uma vida simples, perdido em seus sonhos. Ao receber um pacote com negativos do importante fotógrafo Sean O’Connell (Sean Penn), ele percebe que está faltando uma foto. O problema é que trata-se justamente da foto escolhida para ser a capa da última edição da revista. É quando, Walter, com o apoio de Cheryl (Kristen Wiig) é obrigado a embarcar em uma verdadeira aventura.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Ben Stiller (Walter Mitty)” espaco=”x”]Ben Stiller1[/do][do action=”cast” descricao=”Kristen Wiig (Cheryl)” espaco=”x”]Kristen Wiig[/do][do action=”cast” descricao=”Adam Scott (Ted Hendricks)” espaco=”x”]Adam Scott[/do][do action=”cast” descricao=”Sean Penn (Sean O’Connell)” espaco=”br”]Sean Penn[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Ben Stiller” espaco=”br”]Ben Stiller[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Steven Conrad
Título Original: The Secret Life of Walter Mitty
Gênero: Fantasia
Duração: 1h 54min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 10 anos

TRAILER

Comente pelo Facebook