ÁGUA PARA ELEFANTES (Crítica)

AGUA PARA ELEFANTES

5estrelas

FICHA TÉCNICA

Título Original: Water for Elephants
Ano do lançamento: 2011
Produção: EUA
Gênero: Drama
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Richard LaGravenese
Classificação etária: 14 Anos

Sinopse: Jacob Jankowski (Hal Holbrook) já passou dos 90 anos e não consegue esquecer seus momentos da juventude nos anos 30, período difícil da economia americana, que o levou a trabalhar num circo. Foi lá, enquanto era jovem (Robert Pattinson) e um ex estudante de Veterinária, que ele conheceu a brutalidade dos homens com seus pares e também com os animais, mas encontrou a mulher por quem se apaixonou. Marlena (Reese Whiterspoon) era a Encantora dos Cavalos, a principal atração e esposa do dono do circo: August (Christoph Waltz) um homem carismático, mas extremamente perigoso quando suas duas paixões estavam em jogo.

Por Kadu Silva

Uma excelente história para um maravilhoso filme

AGUA PARA ELEFANTES02

Toda vez que eu assisto a um filme que me chama atenção, fico repleto de coisas para falar, nesse caso nem sei por onde começar.

Reproduzir um best seller para o cinema é um desafio e tanto, porque todos aqueles que leram o livro inevitavelmente irão fazer comparações. Esse Água para Elefantes vai ter muitos, afinal o livro foi e continua sendo um grande sucesso de vendas, condição que os produtores também almejam para o longa para isso escalaram um grande elenco e um bom diretor.

Não sei o que os críticos estão dizendo e nem o público que já assistiu, mas Água para Elefantes é para mim a grande surpresa do ano. Não esperava muito do filme até porque não ouvi nenhum burburinho dos meus amigos cinéfilos e muito menos da imprensa, só uma certa zombaria por conta de Robert Pattinson, e por falar no moço, vou defende-lo. Eu sou publicitário e não tenho e nem posso sonhar em ter hipocrisia e qualquer tipo de preconceito, para minha profissão é um veneno. Robert Pattinson não é nenhum excelente ator, mas entrou no hall dos atores que Hollywood mas procura, aquele que somente por estar no filme, faz dele um campeão de bilheteria, então senhores “críticos” engulam o rapaz, pois ele tem carisma e se sai bem no que é pretendido.

E nesse filme ele é o grande destaque, fazendo com Reese Whiterspoon um casal simpático e muito atraente na tela, se não bastasse isso ainda tem Christoph Waltz dando um verdadeiro show no papel de August, um vilão sensacional.

AGUA PARA ELEFANTES03

Se você ainda não leu o livro, a história é uma pequena obra que usa o circo como pano de fundo para contar um lindo conto de amor e além disso usa a crise dos anos 30 que acontecia nos estados unidos para dar base histórica ao enredo. Essa magia poética foi perfeitamente bem mostrada no longa, Francis Lawrence faz um excelente trabalho na direção, dando ao longa uma narrativa envolvente e deliciosa.

O acampamento também é outra perola, pois o cuidado é primoroso, deixando o filme lindo visualmente na telona.

Não posso deixar de destacar os diálogos também,que são maravilhosos, a brincadeira com o nome de grandes canções é o ponto alto.

Diante de tantos elogios é lógico que o Ccine vai dar mais um selo dourado, pois Água para Elefante tem o grande mérito de ser popular (pela escalação dos atores) com o ar cult (repleta de poesia) tornando o uma pequena obra.

O Ccine recomenda essa maravilhosa adaptação para os cinemas.

AGUA PARA ELEFANTES01

DESTAQUES

Fotografia lindíssima, trilha sonora sensacional e a direção de arte que faz um trabalho genial em reconstituir os elementos cênicos dos grandes circos dos anos 30 de forma perfeita, um primor.

TRAILER

Comente pelo Facebook