AJUSTE DE CONTAS (Crítica)

AJUSTE DE CONTAS1

3estrelas

Por Kadu Silva

O “encontro” que salva o filme

AJUSTE DE CONTAS03

Unir famosos personagens em um só filme, parece ser uma tendência que Hollywood vai explorar até a exaustão nos próximos anos. Depois de alguns sucesso como Os Mercenários e principalmente Os Vingadores, essa modalidade é mais um modo de dar lucro para os estúdios de forma “fácil”. Pensando nisso (ou não), surgiu uma bela sacada, que foi unir Sylvester Stallone e Robert De Niro, revivendo lutadores de boxe num mesmo filme.

Stallone viveu Rocky Balboa na franquia Rocky e De Niro, Jake LaMotta no clássico de Scorsese, Touro Indomável, ambos no auge e em personagem icônicos da carreira. No entanto no filme eles não vivem esses personagens, mas o roteiro homenageia ambos com referencias as produções citadas.

A trama mostra Henry “Razor” Sharp (Stallone) e “The Kid” McGuigan (De Niro), dois super ex-campeões de boxe, que perderam somente uma luta cada, durante a carreira, exatamente uma para cada um. A revanche não ocorreu logo depois, porque Razor resolveu se aposentar cedo e sem muitas explicações. 30 anos depois, os lutadores revolvem, fazer o tira tema, para saber quem é a verdadeira lenda do boxe.

Como já citei a ideia central do filme é excelente, poderia render um longa-metragem genial, mais algumas escolhas no desenvolvimento do roteiro e na execução da direção tiraram a chance de sair uma obra brilhante.

Primeiro a “exploração” nas referencias aos longas homenageados, foram superficiais – faltou criatividade para inserir na trama referencias mais significativa para a narrativa.

Visto que se trata de uma comedia despretensiosa, seria inteligente e nostálgico (por não) ironizar algumas cenas clássicas dos filmes, durante a execução, De forma clara, consegui notar somente 3 cenas, durante todo o filme.

AJUSTE DE CONTAS01

Outro “equivoco”, é o uso do humor debochado (demais) no longa. O filme não consegue encontrar o timing que pretende seguir, ora vai para uma comedia light, oscilando entre drama e comedia, e do nada vai para algo mais “baixo nível”, buscando graça num exame de próstata (desnecessário), por exemplo.

Além disso, infelizmente, o diretor Peter Segal (Como Se Fosse a Primeira Vez), abusa de clichês, a ponto deixar o desenvolvimento da trama previsível.

Ainda assim, o carisma de Stallone e De Niro, consegue segurar a narrativa, o que acaba deixando a experiência em ver o filme, algo no mínimo divertido. Ver os veteranos atores novamente no ringue, como diz o slogan do cartão de crédito, não tem preço, é uma chance única e só por isso faz do longa, algo imperdível!

A grata surpresa no elenco fico por conta de Kevin Hart, o empresário Dante, responsável pela luta – dele saem as cenas mais engraçadas e as piadas mais inteligentes do filme.

Ajuste de Contas ainda que apresente problemas de execução e escolhas nada inteligentes, proporciona um encontro que por si só, vale a pena ser conferido.

AJUSTE DE CONTAS02

SINOPSE

Billy “The Kid” McDonnen (Robert De Niro) e Henry “Razor” Sharp (Sylvester Stallone) foram grandes boxeadores que, agora, estão aposentados. Entretanto, mesmo tendo subido no ringue pela última vez há décadas, eles aceitam se enfrentar em uma última luta para desempatar o confronto histórico. Enquanto se preparam para o confronto, os dois terão que confrontar pessoas de seus passados: a bela Sally (Kim Basinger) e o filho B.J. (Jon Bernthal).

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Sylvester Stallone (Henry “Razor” Sharp)” espaco=”x”]Sylvester Stallone[/do][do action=”cast” descricao=”Robert De Niro (“The Kid” McDonnen)” espaco=”x”]Robert De Niro[/do][do action=”cast” descricao=”Alan Arkin (Louis “Lightning” Conlon)” espaco=”x”]Alan Arkin[/do][do action=”cast” descricao=”Kevin Hart (Dante Slate Jr.)” espaco=”br”]Kevin Hart[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Peter Segal” espaco=”br”]Peter Segal[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Tim Kelleher, Doug Ellin e Rodney Rothman
Título Original: Grudge Match
Gênero: Comedia
Duração: 1h 53min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 12 anos

TRAILER

Comente pelo Facebook