ÁLBUM DE FAMÍLIA (Crítica)

PosterCinema August2.indd

3emeio

Por Kadu Silva

ALBUM DE FAMILIA03

Sucesso na Broadway, a peça de Tracy Letts, August: Osage County acaba de ganhar sua versão cinematográfica, roteirizada também por ele. Infelizmente não tive o prazer de assistir a peça, mas segundo estão dizendo o filme é uma versão enxuta da obra teatral, fato que acabou prejudicando um pouco sua adaptação.

O longa basicamente é uma discussão familiar, que acontece quando todos os membros dela se reúnem após a morte do patriarca Beverly. Esse acontecimento se dá em agosto no auge do verão do meio oeste americano, o calor é um dos ingredientes para colocar ainda “lenha” nessa delicada relação de mãe e filhas.

O roteiro de Letts se sustenta nos cortantes diálogos, que cena a após cena desvenda podres e mais podres dessa família nada comum.

Apesar do brilhante texto, o filme se mostra frágil como história, não há um enredo que sustente a narrativa, se não fosse o brilhante elenco, obvio, com os excelentes diálogos, não existia nada que segurasse o público até o final. No seu desfecho o filme mostra com maior evidencia que não tem muito o porquê de existir, a não ser para mostrar que toda a família tem seus problemas, e cedo ou tarde, aquelas histórias que ficaram por anos escondidas debaixo do tapete, virão à tona.

ALBUM DE FAMILIA01

Outro “problema” se dá na escolha do diretor John Wells em pesar na caracterização dessa família, muitas vezes ela parece mais uma caricatura do que de fato uma representação do real. O timing de alguns atores acabam por equilibrar essa escolha não tão acertada.

No entanto o grande triunfo, o que faz do filme algo que vale a pena conferir é o trabalho do elenco, principalmente Julia Roberts e Meryl Streep, que estão soberbas.

Meryl Streep é um caso a parte no filme. Você vai pensar, é só Meryl aparecer que todo mundo fica babando, mas de fato, o que ela faz nesse filme é brilhante, o alto nível que ela emprega nos diálogos é brilhante. Sim, pensados para premiações, tanto é que a atriz Abigail Breslin, colocou uma clausula em seu contrato que se ganhasse um Globo de Ouro ou um Oscar, queria um valor extra dos produtores.

Particularmente tenho maior cuidado em não cair na armadilha do nome, mas Meryl é realmente um caso raro de interpretação no universo cinematográfico, reformado mais uma vez por esse seu novo trabalho (brilhate!).

Fora o excelente elenco, o filme ainda apresenta uma fotografia deslumbrante, feita pelo brasileiro Adriano Goldman (Xingu), a trilha sonora perfeita e a edição bem realizada, fundamental para dar ritmo a narrativa.

Álbum de Família apesar do belo elenco, e das inspiradas interpretações de alguns nomes, não apresenta uma história forte, que mereça ser assistida no cinema, vale mais a pena esperar para conferir em DVD/Blu-ray.

ALBUM DE FAMILIA02

SINOPSE

Álbum de Família conta a história de três irmãs, Barbara (Julia Roberts), Karen (Juliette Lewis) e Ivy (Julianne Nicholson) que após um longo período separadas precisam voltar para casa e cuidar de sua dura, mas carismática mãe Violet (Meryl Streep). O reencontro desencadeia uma série de conflitos que, aos poucos, vai revelando os segredos de cada uma.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Meryl Streep (Violet Weston)” espaco=”x”]Meryl Streep[/do][do action=”cast” descricao=”Julia Roberts (Barbara)” espaco=”x”]Julia Roberts[/do][do action=”cast” descricao=”Ewan McGregor (Bill Fordham)” espaco=”x”]Ewan McGregor[/do][do action=”cast” descricao=”Abigail Breslin (Jean Fordham)” espaco=”br”]Abigail Breslin[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”John Wells” espaco=”br”]John Wells[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Tracy Letts
Título Original: August: Osage County
Gênero: Drama
Duração: 1h 59min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 12 anos

TRAILER

Comente pelo Facebook