ALÉM DA ESCURIDÃO – STAR TREK (Crítica)

ALEM DA ESCURIDAO - STAR TREK

Um dos melhores “passatempo” do ano

Talvez a declaração que vou registrar aqui, seja exagerada, mas J.J. Abrams é o diretor que mais se aproxima do que é hoje Steven Spielberg. Abrams tanto apresenta semelhanças no modo como conduz seus filmes, quanto na forma como consegue deixar enredos complexos, com uma leitura mais fácil para a grande massa, mesmo que muitos críticos veja essa característica como uma “venda da alma criativa” para a industria.

Ele conseguiu rejuvenesce a franquia Star Trek, e como já citei deixou o complexo universo de Gene Roddenbery bem mais acessível e dinâmico, prefeito para a geração atual “facebookiana”.

Na continuação da primeira parte (Star Trek – 2009) onde, conhecíamos mais dos personagens principais da trama, nessa nova aventura, vemos nossos heróis em ação, e diante de um vilão frio e disposto a tudo para dominar todo o universo, inclusive a Terra, ele é o John Harrison (Benedict Cumberbatch). É exatamente quando ele entra em ação, que a tribulação da famosa nave Enterprise precisa se unir para salvar a humanidade do domínio maléfico de John.

ALEM DA ESCURIDAO - STAR TREK01

Para quem conhece a história clássica de Star Trek sabe que mesmo com um enredo simples como esse o que vemos nas entrelinhas da trama é uma grande crítica a sociedade, que em função de escolhas equivocadas é responsável pelo seu próprio mal. Como diz um dos personagens do filme, “uma raça, que mata a si própria” sem motivos aparentemente claros não pode ser levada a sério.

Gene Roddenbery sempre filosofou sobre o futuro da humanidade com Star Trek e Abrams no primeiro ato de Além da Escuridão manteve esse víeis forte, mas os próximos atos do filme são basicamente uma clássica trama maniqueísta, repleta de cenas de ação de tirar o fôlego e também aquelas cenas de arrancar lagrimas da plateia que Abrams, assim como Spielberg sabe como ninguém fazer. Devo confessar são lindas tais cenas, eu chorei (risos).

Mas o grande “problema” de Star Trek é mesmo nas grandes falhas de lógica do roteiro, que são espertamente abafadas pelas direção de Abrams e pela montagem ágil que nos faz esquecer logo que algo poderia ser resolvido de forma bem mais simples pelos inteligentes personagens da trama. Prefiro não comentar esses detalhes, afinal eles possivelmente só irão ser notados por quem tem o olhar um pouco mais apurado para a construção narrativa de um roteiro, que infelizmente não é o caso da população em geral.

No entanto as qualidades que são muitas e superam qualquer falha, nesse grande filme, a começar pelo elenco inspiradíssimo, com momento de extremo brilhantismo dramático de alguns deles. Chris Pine por exemplo, está incrível, sabendo misturar a força do líder com a imaturidade meio jovial de seu personagem Krik, ele apresenta cenas fantásticas uma delas é no duelo do seu eterno rival amigo Spok também muito bem interpretado por Zachary Quinto, a postura fria que nesse filme é posta a prova é desmontada diante dos nossos olhos numa das cenas mais lindas que acompanhei essa ano no cinema, os fãs da série irão pirar!

ALEM DA ESCURIDAO - STAR TREK03

Mas quem rouba a cena é o vilão John, esplendidamente interpretado por Benedict Cumberbatch, que utiliza de sua envergadura imponente e de seu timbre marcante para fazer um dos vilões mais interessantes dos últimos tempos, ele com certeza vai ser difícil de se esquecer após assistir o filme.

Ainda se destaca a trilha sonora de Michael Giachino que ousa em acrescentar coisas novas ao clássico tema da série, tornando tudo original e ainda mais empolgante nas brilhantes sequencias conduzidas magistralmente por J.J. Abrams.

Além da escuridão – Star Trek é aquele típico filme que não tem como ficar distante da narrativa, já que ela por ser ágil e direta consegue envolver logo a plateia. E mesmo quando parece que tudo vai cair num papo mais cabeça, há sempre um jeito de nos fazer voltar para a ação, que de certa forma é o que todos estão esperando, esses são alguns elementos que fazem desse longa um dos melhores filmes mais comerciais, os famosos blockbuster, que já estreou por aqui esse ano.

DESTAQUE

Apesar de ser “chover no molhado” é fascinante ver a qualidade técnica dos designers do filme, tanto da direção de arte como dos efeitos visuais.

ALEM DA ESCURIDAO - STAR TREK02

SINOPSE

Em sua nova missão, a tripulação da nave Enterprise é enviada para um planeta primitivo, que está prestes a ser destruído devido à erupção de um vulcão. Spock (Zachary Quinto) é enviado para dentro do vulcão, onde deve deixar um dispositivo que irá congelar a lava incandescente. Entretanto, problemas inesperados fazem com que ele fique preso dentro do vulcão, sem ter como sair. Para salvá-lo, James T. Kirk (Chris Pine) ordena que a Enterprise saia de seu esconderijo no fundo do mar, o que faz com que a nave seja vista pelos seres primitivos que habitam o planeta. Esta é uma grave violação das regras da Frota Estelar, o que faz com que Kirk perca o comando da nave para o capitão Pike (Bruce Greenwood). A situação muda por completo quando John Harrison (Benedict Cumberbatch), um renegado da Frota Estelar, coordena um ataque a uma biblioteca pública, que oculta uma importante base da organização. Não demora muito para que Kirk seja reconduzido ao posto de capitão da Enterprise e enviado para capturar Harrison em um planetóide dentro do império klingon, que está à beira de uma guerra com a Federação.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Chris Pine (James T. Kirk)” espaco=”x”]Chris Pine[/do][do action=”cast” descricao=”Zachary Quinto (Spock)” espaco=”x”]Zachary Quinto[/do][do action=”cast” descricao=”Benedict Cumberbatch (John Harrison)” espaco=”x”]Benedict Cumberbatch[/do][do action=”cast” descricao=”Zoe Saldana (Nyota Uhura)” espaco=”br”]Zoe Saldana[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”J.J. Abrams” espaco=”br”]J.J[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Alex Kurtzman, Damon Lindelof e Roberto Orci
Título Original: Star Trek Into Darkness
Gênero: Ficção Cientifica
Duração: 2h 10min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 12 Anos

TRAILER

4emeio

Comente pelo Facebook