ALEMAO

4emeio

Por Kadu Silva

Um olhar diferente sobre a realidade das favelas brasileiras

ALEMAO02

O cinema brasileiro, as vezes mostra sinais que lembra muito a industria cinematográfica de Hollywood. Pena que muitas vezes, o lado ruim é que é copiado aqui.

Lá sempre que alguma tendência nova faz sucesso, há uma exploração dela excessivamente.

No Brasil, algo semelhante acontece. Foi assim com o movimento “favela movie”, impulsionado pelo filme Cidade de Deus, onde surgiram diversos filmes com o mesmo enfoque e hoje em dia, são as comedias que dominam o cinema nacional.

Exatamente por ser um estilo saturado, Alemão, pode encontrar grande dificuldade de levar aos cinemas o público que merecia, já que o filme, apresenta um olhar diferente das favelas brasileiras, que mesmo com algumas falhas, merece ser visto.

A trama é simples, cinco policiais se infiltraram durante cinco anos no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, aguardando o momento da invasão policial, para comandar a região e implantar as UPPs (Unidade de policia pacificadora). No entanto as coisas não saíram exatamente como o planejado.

O roteiro de Gabriel Martins consegue na trama central bons resultado, mas no geral falha em pontos cruciais. Pelo lado positivo, o roteiro prender o espectador do começo ao fim, já que o clima de tensão é bem construído, levando de forma eficiente ao desfecho do clímax principal que o filme apresenta. Já pelo lado negativo, o longa sugere ao apresentar os personagens centrais uma história prévia importante que os levaram até ali, que não é bem desenvolvida na narrativa, dificultando na conexão com eles.

ALEMAO01

Ainda assim o diretor José Eduardo Belmonte, realiza um grande trabalho, já que usa sua lente como uma lupa, no trabalho da policia estratégia, afim de combater o comando de drogas nas favelas do Rio de Janeiro.

Um detalhe interessante é que o longa sugere, deixando para a interpretação de cada um, que toda esse movimento que ainda está em curso na cidade do Rio de Janeiro é fruto dos eventos Copa do Mundo e Olimpíadas que a cidade irá sediar esse ano e em 2016. Será? Se for mesmo, isso tem prazo de validade? As cenas dos créditos finais, também mostram a indignação da população por um governo sem transparência. Todos esses momentos, são recortes reais. O que amplia a leitura da ficção ali apresentada.

Belmonte sabiamente, mostra a invasão através das pessoas, do medo e traumas psicológicos que algo dessa magnitude deixa no ser humano. A narrativa passada em quase toda sua totalidade dentro de um cômodo apertado, aumenta o clima claustrofóbico, e sucessivamente a tensão dos personagens onde Belmonte mostra domínio na direção do elenco.

Por falar em elenco, é um time de peso, Milhem Cortaz, Gabriel Braga Nunes, Otávio Muller, Cauã Reymond, Caio Blat, Antônio Fagundes entre outros, todos em desempenhos brilhante. Dentre eles Caio Blat e Antônio Fagundes, que fazem filho e pai, chamam atenção, pela entrega nos papeis e também pelo melhor desenvolvimento de seus personagens. É sem dúvida um show particular da dupla.

Outro ponto positivo do filme são os recortes de cenas reais, que agrega peso na narrativa. Elas deixam o longa com um ar documental, que a montagem ágil, junto com a edição de som eficiente, ressaltam a excelência técnica do longa.

Alemão mesmo se passando na favela (tema saturado), consegue ter sua linguagem original, apesar de algumas falhas, é um filme importante, que diante da situação atual que a cidade do Rio de Janeiro vive, aumenta sua relevância. Imperdível!

ALEMAO03

SINOPSE

Novembro de 2010. Cinco policiais trabalham infiltrados no Complexo do Alemão, uma área que reúne diversas favelas e é considerada um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro. Desmascarados pelos traficantes, eles agora estão presos e aguardam que ou sejam executados ou resgatados pelas forças policiais, o que significaria na divulgação de uma missão clandestina realizada pela polícia militar.

ELENCO

  • Caio Blat Caio Blat (Samuel)
  • Caua Reymond Cauã Reymond (Playboy)
  • Milhem Cortaz Milhem Cortaz (Branco)
  • Antonio Fagundes Antonio Fagundes (Delegado Valadares)

  • DIREÇÃO

  • Jose Eduardo Belmonte José Eduardo Belmonte

  • FICHA TÉCNICA

    Roteiro: Gabriel Martins
    Título Original: Alemão
    Gênero: Ação
    Duração: 1h 49min
    Ano de lançamento: 2014
    Classificação etária: 16 Anos

    TRAILER



    1 comentário
    Por Kadu Silva em 08.03.2014






    1 comentário
    1. Victor Dorsey 2 abril 2014 às 11:55

      Estava em dúvida se deveria assistir. Você me convenceu. É legal quando as pessoas falam com clareza do que existe de bom ou ruim sem paixões. Não pode ser pior que o filme gay 300 – A Ascensão do Império. Ali sim, foi dinheiro jogado fora.

      Responder




    Deixe seu comentário