AMIZADE DESFEITA (Crítica)

AMIZADE DESFEITA

3estrelas

Por Victor Piacenti

AMIZADE DESFEITA01

A história começa com o suicídio de Laura, logo após o vídeo de uma noite de bebedeira ter sido publicado e viralizado na internet. Um ano (sempre assim, né?) depois do ocorrido, Blaire começa a receber mensagens estranhas vindas das redes sociais da falecida e inicia uma conversa via Skype com seus amigos. Conforme a noite segue, coisas estranhas vão acontecendo e essa turminha precisa seguir as regras impiedosas de uma pessoa desconhecida se quiserem continuar vivos.

‘Amizade Desfeita’ foi feito de uma maneira totalmente fora dos padrões que estamos acostumados. Para quem não sabe, ele foi filmado via Skype em tempo real e toda a trama se passa na tela do computador da protagonista. Nós acompanhamos tudo: redes sociais, sites de fofoca, música, Facebook e tudo que a galera vê hoje em dia na internet. No meio de tantos filmes de terror sem sal que são lançados hoje em dia, é bom poder assistir algo novo, mesmo que sua história não seja lá das mais originais.

AMIZADE DESFEITA02

Imaginem ‘Pânico’ ou qualquer filme de serial killer dos anos 90, ‘Amizade Desfeita’ é basicamente uma releitura. Todos os elementos e personagens clichês que já conhecemos estão por aqui, o gordinho chato, a loira escandalosa, o machão babaca, a mocinha… a diferença é que eles não interagem entre si pessoalmente, nós acompanhamos e conhecemos cada um deles através da janelinha do computador e isso é muito legal. Como citei antes, o roteiro não tem muita originalidade, mas a maneira como ela é contada torna tudo mais interessante e consegue envolver o espectador. Esse estilo de filmagem rende alguns momentos muito tensos e deixaram a coisa bem mais divertida, destaque para uma cena onde todos tem que ficar com as mãos erguidas para provar que não são os culpados. É realmente um ar novo para um gênero tão saturado e isso é um ponto mais do que positivo. Também tem o fato de que os acontecimentos são em tempo real, ou seja, o desespero vai tomando conta aos poucos e atiça a nossa curiosidade. São muitos pontos positivos nessa delícia de filme 🙂

‘Amizade Desfeita’ me ganhou por ter uma história simples, rápida, atual, envolvente e ser um terrorzinho fora do que estamos acostumados, mesmo que tenha detalhes convencionais ou parta para o clichê em algumas situações. Tem que embarcar na proposta e se divertir, pois isso ele consegue fazer. Você vai se deparar com bastante violência, tensão e caos, que convenhamos, são itens obrigatórios em um filme do tipo, né? Vale a pena dar uma chance sim, é bem mais legal que muita coisa lançada nos últimos tempos e tem tudo para agradar 🙂

AMIZADE DESFEITA03

SINOPSE

Quando um vídeo constrangedor de Laura Barns (Heather Sossaman) cai na internet, a menina tira a própria vida no pátio da escola. Um ano depois, um grupo de seis amigos (Courtney Halverson, Shelley Hennig, Renee Olstead, William Peltz, Moses Jacob Storm e Jacob Wysocki) conversam via Skype e percebem que há uma sétima pessoa desconhecida na vídeoconferência, que revela ser sua ex-colega de classe, Laura, exigindo saber quem postou o vídeo que a levou à morte. Eles pensam que é uma brincadeira mas logo descobrem que há algo estranho, já que a menina começa a revelar segredos dos amigos e os ameaça de morte.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Levan Gabriadze” espaco=”br”]Levan Gabriadze[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Nelson Greaves
Título Original: Unfriended
Gênero: Terror
Duração: 1h 23min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 16 anos
Lançamento: 12 de novembro de 2015 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook