AS AVENTURAS DE TADEO 2: O SEGREDO DO REI MIDAS (Crítica)

Kadu Silva

Repetindo a fórmula

Em 2012 chegou nos cinemas As Aventuras de Tadeo, uma animação espanhola que fazia uma grande homenagem aos filmes de ação dos anos 80, principalmente Indiana Jones. O que chamava atenção em seu lançamento, foi a qualidade técnica para um filme de animação que não tinha selo hollywoodiano. Já em sua sequência, O Segredo do Rei Midas, tudo é repetido, mas nem os acertos da primeira animação conseguem tornar essa nova produção relevante.

Nesse filme o atrapalhado Tadeo, continua trabalhando como pedreiro e se dedicando aos estudos de arqueologia, até que sua grande amiga Sara vem até sua cidade apresentar sua grande nova descoberta, que é a existência do colar do Rei Midas, que dá a quem o possuir o poder de transformar tudo em ouro. No dia do evento, a Sara é sequestrada pelo vilão Jack Rackham, é então que Tadeo terá que entrar em uma nova aventura para conseguir encontrar antes o colar e assim salvar sua amiga Sara.

AS AVENTURAS DE TADEO 2: O SEGREDO DO REI MIDAS (Crítica)

O roteiro de Jordi Gasull (No Mundo da Lua) é maniqueísta, melodramático e sem nenhuma criatividade na construção do arco principal, além disso, as piadas são fracas e o texto subestima a inteligência das crianças, público alvo central da produção. Ainda tem o fato que por ser um filme com objetivo de ser exportado, a cultura espanhola é estereotipada ao extremo.

A direção está novamente a cargo da dupla, Enrique Gato e David Alonso, dessa forma o andamento do filme é o mesmo que o anterior, um ritmo acelerado na narrtiva e cenas de ação aos montes, o problema desse é que o acabamento técnico é levemente inferior ao primeiro, tem cenas que a textura dos personagens é perdida completamente pela falta de iluminação e de uma construção de cenário adequada a trama.

Infelizmente até a trilha sonora que era o grande destaque da primeira produção, nesse é modesta e pouco empolgante.

O único acerto do filme é que ele estimula nos pequenos o interesse em conhecer mais sobre a história da humanidade com seus contos fantásticos.

As Aventuras de Tadeo 2: O Segredo do Rei Midas infelizmente não conseguiu agregar nada a franquia e ainda consegue errar nos pontos positivos do anterior.

Pôster de divulgação: AS AVENTURAS DE TADEO 2: O SEGREDO DO REI MIDAS

Pôster de divulgação: AS AVENTURAS DE TADEO 2: O SEGREDO DO REI MIDAS

SINOPSE

Tadeo, pedreiro e aspirante a arqueólogo, é muito aventureiro e sempre se mete em grandes aventuras. Quando ele descobre que o colar do rei Midas, que transformava tudo que tocava em ouro, existiu de verdade, ele logo sai numa jornada com seus amigos rumo a Los Angeles. Mas um problema surge quando Sara, uma de suas amigas, desaparece misteriosamente.

DIREÇÃO

David Alonso, Enrique Gato

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Jordi Gasull
Título Original: Tadeo Jones 2: El secreto del Rey Midas
Gênero: Aventura
Duração: 1h 26min
Classificação etária: Livre
Lançamento: 21 de dezembro de 2018 (Brasil)

VEJA TAMBÉM:

Comente pelo Facebook