AS AVENTURAS DE TINTIM – O SEGREDO DO LICORNE (Crítica)

AS AVENTURAS DE TINTIN - O SEGREDO DO LICORNE

5estrelas

Por Kadu Silva

Uma volta aos bons tempos da Aventura nos cinemas

AS AVENTURAS DE TINTIM01

Não é a toa que o jornalista francês ao fazer a crítica do filme Indiana Jones e os caçadores da arca perdida lembrou do aventureiro Tintin, fato que na época chamou a atenção de Spielberg, que buscou livros e mais informações e se apaixonou pelo personagem, e desde então que a ideia de filmá-lo estava nos planos do diretor e só agora quando encontrou a forma ideal, deu vida para esse personagem tão rico, e como era de se esperar conseguiu um resultado sensacional.

Inicialmente Spielberg queria fazer a versão do filme em live action, mas achou que não conseguia um cão certo para filmar, ao assistir O senhor dos anéis e após o encontro com Peter Jackson, o diretor teve a ideia de usar a mesma técnica empregada no personagem Gollum para a realização do longa e assim foi feita. Para quem não sabe são usados eletrodos nos atores como forma de transmitirem para o computador todas as expressões e gestos realizados, ajudando a dar mais realismo para a animação. E o que vemos em As aventuras de Tintin é algo tão próximo do real que às vezes parece que é um filme com atores.

E nessa aventura o jovem repórter louco por novas matérias acaba ao comprar uma replica de um navio, descobrindo que o mesmo guarda um grande segredo, pois o doutor Sakharine (Daniel Craig), se mostra muito interessado, causando desconfiança em Tintin e ele como não foge de uma boa aventura se junta com o capitão Haddock (Andy Serkis) e vão em buscar de respostas para esse grande enigma.

AS AVENTURAS DE TINTIM02

Com essa premissa típica dos bons filmes de aventura que os roteiristas Steven Moffat, Edgar Wright e Joe Cornish, usando como base os quadrinhos de Hergé, desenvolveram uma alucinante narrativa para contar essa história que em vários momentos lembra o clássico já citado do Indiana Jones.

O filme é tão rico que todos os detalhes, destaque para o desenvolvimento do cenário da Europa dos anos 1930, aos objetos e principalmente nos veículos, cada pedacinho desta película tridimensional foi feito na medida certa para agradar expectadores de todas as idades.

E Spielberg como é sua caracteriza consegue nos conectar a essa universo, utilizando de uma narrativa fácil e que te segura do começo ao fim, pois é impossível ficar indiferente diante das ótimas cenas de ação e dos bons personagens que nos é apresentados.

O ritmo do filme é certeiro também e é outro grande responsável por fazer dessa animação uma das melhores dos últimos tempos.

E o uso da tecnologia 3D também faz jus ao ingresso, pois a profundidade conseguida e os efeitos que acontecem durante o longa são bem feitos e ajuda a nos envolver ainda mais com a trama.

Para os fãs do Tintim e para quem quer ver um excelente filme o Ccine recomenda essa ótima animação, que não deixa de lado em nenhum momento a fidelidade frente às histórias em quadrinhos que a inspiraram, o que a torna imperdível!

AS AVENTURAS DE TINTIM03

DESTAQUE

Para excelente montagem de Michael Kahn que consegue deixar ainda mais alucinante essa boa premissa do repórter aventureiro Tintin.

SINOPSE

Tintim (Jamie Bell) é um jovem repórter, que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele vê à venda na rua o modelo de um galeão antigo e resolve comprá-lo. Logo dois outros interessados o abordam, querendo adquirir o objeto, mas Tintim não o vende. Ele leva o galeão à sua casa, onde o coloca em destaque. Só que a entrada de um gato faz com que Milu, seu cachorro, o persiga dentro de casa e, por acidente, derrube o galeão. Ele fica danificado e um pequeno cilindro sai de seu interior, sem que Tintim perceba. Logo Tintim e Milu vão à biblioteca, onde tentam encontrar mais informações sobre o navio retratado no modelo. Ao retornar percebem que o galeão foi roubado. Tintim vai até a mansão recentemente comprada pelo doutor Sakharine (Daniel Craig), um dos interessados em comprar o modelo, mas nada descobre. Ao retornar ele encontra o cilindro e percebe que, dentro dele, há uma pista para um tesouro perdido. É o início de uma nova aventura, onde Tintim e Milu se juntam ao capitão Haddock (Andy Serkis) na disputa contra Sakharine para encontrar o tesouro.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Steven Spielberg” espaco=”br”]Steven Spielberg[/do]

FICHA TÉCNICA

Título Original: The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn
Gênero: Aventura
Duração: 1 hr 47 min
Ano de lançamento: 2011
Site oficial: http://www.tintin.com

TRAILER

Comente pelo Facebook