AS FÉRIAS DO PEQUENO NICOLAU (Crítica)

AS FERIAS DO PEQUENO NICOLAU

4emeio

Por Igor Pinheiro

AS FERIAS DO PEQUENO NICOLAU03

Continuação direta de O Pequeno Nicolau, sucesso de 2009, As Férias do Pequeno Nicolau é um filme bastante honesto que cumpre perfeitamente bem o que se propõe, assim como o primeiro longa, chegando até a surpreender um pouco.

Enquanto no primeiro filme acompanhamos a vida de Nicolau na escola, agora temos o menino viajando com os pais e a avó materna para a praia. Ele encontra novos amigos, um amor de verão e seus pais passam por uma certa “crise” no casamento. Vale destacar, aliás, que apesar de ser infantil, o filme chega a ser bem adulto em alguns momentos, com piadas sobre nudismo e traição, por exemplo, mas sem perder a magia do universo infantil (por mais que essa frase seja extremamente clichê.

A direção é ótima. Laurent Tirard (Astérix e Obélix: A Serviço de sua Majestade) sabe trabalhar incrivelmente bem com crianças, fazendo com que elas se divirtam e nos divirtam de maneira muito simples, sem atuações formadas ou algo do tipo. E o roteiro ajuda com isso, as piadas funcionam facilmente, e até as que não são para crianças (e passam despercebidas para elas) aparecem naturalmente e nos fazem rir ainda mais.

AS FERIAS DO PEQUENO NICOLAU02

Uma das únicas falhas de roteiro é extremamente perdoável. A personagem da avó de Nicolau nos é apresentada, no começo da história, de uma forma boa, parecendo que terá bastante destaque ao longo do filme, mas não é o que acontece e acabamos sendo levados por tramas que envolvem outros adultos e outras crianças.

Falando nas crianças, vale destacar as atuações de Erja Malatier (amor de verão de Nicolau) e Rémi Lardy (menino que chora por tudo), além, é claro, do próprio Mathéo Boisselier, interpretando o pequeno Nicolau. Obviamente, não é o mesmo ator do primeiro filme porque o tempo entre as duas produções foi de quatro anos, mas Mathéo cumpre o papel tão bem quanto.

Enfim, é o clichê do filme para toda família, sabendo balancear o clima para adultos e crianças muito bem. Vale conferir.

AS FERIAS DO PEQUENO NICOLAU01

SINOPSE

É o fim do ano e as férias finalmente chegaram! O pequeno Nicolau e sua família caem na estrada ruma ao litoral e se mudam para o Hotel Beau-Rivage. Na praia, Nicolau não perde tempo e logo faz novos amigos. Entre a praia, o hotel e a floresta, Nicolau e sua turma irão desfrutar de férias inesquecíveis.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Laurent Tirard” espaco=”br”]Laurent Tirard[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Laurent Tirard, Jaco Van Dormael, Grégoire Vigneron
Título Original: Les Vacances du Petit Nicolas
Gênero: Comedia
Duração: 1h 37min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: Livre

TRAILER

Comente pelo Facebook