BETINHO – A ESPERANÇA EQUILIBRISTA (Crítica)

BETINHO A ESPERANCA EQUILIBRISTA

3estrelas

Por Elisabete Alexandre

BETINHO A ESPERANCA EQUILIBRISTA01

Documentário é o meu gênero de filme favorito, ao mesmo tempo que o considero o mais perigoso. É muito comum documentários não abrirem espaço para interpretação pessoal dos fatos, impedindo que você tire as suas próprias conclusões sobre o assunto ou pessoa que fala o filme, não só apresentam informações, como também mostram um dos vários pontos de vista da mesma história, por isso podem ser bastante tendenciosos.

BETINHO A ESPERANCA EQUILIBRISTA02

Herbert de Souza, conhecido como Betinho, foi um sociólogo e ativista brasileiro, exilado durante a ditadura, teve vários problemas de saúde, era hemofílico, contraiu HIV através de transfusão de sangue, e ficou conhecido por sua luta contra a fome no Brasil. Ao contrário do que muitos pensam, ainda existe fome e miséria em nosso país, caíram consideravelmente, é verdade, mas ainda não foram totalmente erradicadas, a diferença é que não são mais tão comumente usadas em ações publicitárias como eram antigamente, nem para dizer coisas positivas, por motivos que desconheço. Betinho falava que precisamos fazer a nossa parte antes de cobrar a dos nossos governantes. Concordo com ele, é muito fácil reclamar enquanto se espera de braços cruzados que algo seja feito por nós mesmos. E quando digo “nós”, quero dizer todas as pessoas, afinal, fome é uma questão humana.

De fato, Betinho foi um ser humano notável, entre muitos que nada faziam, ele arregaçou as mangas, foi lá e fez algo pelo Brasil. Apenas precisamos ter cuidado em “santificar” pessoas, esse é o perigo do documentário. Transformar em herói também é um problema, de nada adianta santos ou heróis se não compreendermos que tais atitudes deveriam partir de todos nós e não só de determinadas pessoas. Se o documentário despertar essa reflexão em quem o assistir, o mesmo terá cumprido o seu papel. Todos somos responsáveis, e assim como Betinho disse pouco antes de morrer, “agora é com vocês.”.

BETINHO A ESPERANCA EQUILIBRISTA03

SINOPSE

Hebert de Souza, conhecido como Betinho, foi um sociólogo brasileiro que lutou contra a fome no país. De saúde bastante debilitada, era hemofílico e contraiu HIV através de transfusão de sangue, ficou conhecido por sua luta ininterrupta até seus últimos dias de vida.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Victor Lopes” espaco=”br”]Victor Lopes[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Victor Lopes
Título Original: Betinho – A Esperança Equilibrista
Gênero: Documentário
Duração: 1h 30min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 12 Anos
Lançamento: 29 de outubro de 2015 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook