CAMILLE OUTRA VEZ (Crítica)

CAMILLE OUTRA VEZ

Um acerto com o passado

Existe uma máxima que diz que para se ter sucesso no presente e no futuro, antes é necessário acertar as contas com o passado, foi com o intuito de provar isso que a diretora Noémie Lvovsky desenvolveu essa divertida comedia Camille Outra Vez.

Na trama Camille após descobrir que seu marido com quem viveu por 25 anos está a traindo, mergulha numa reflexão profunda sobre seus erros no passado, tentando dar um novo objetivo para sua vida no futuro.

Camille (Noémie Lvovsky) após uma grande discussão de fim de relacionamento com seu marido Eric (Samir Guesmi), e sem encontrar apoio de sua filha, aceita o convite de algumas amigas de colégio para passar o réveillon juntas. Esse encontro, desperta em Camille grandes lembranças do seu passado e então ela literalmente entra numa viagem, revivendo tudo que ela tinha já vivido quando era uma adolescente de 16 anos.

CAMILLE OUTRA VEZ02

Esse filme é a estreia de Noémie Lvovsky na direção – ela ainda assina o roteiro, nele, ela consegue mostrar um tema de certa forma manjado de forma criativa, já que mostra o fim de um relacionamento sem o peso dramático de sofrimento comum nesses longas e também utiliza a viagem no tempo de forma original, sem colocar a pessoa que volta no tempo, na mesma idade mental e pensamento da época – Ela volta, como uma voyeur de seu passado, mas interagindo com as pessoas. Voyeur, porque mesmo querendo mudar algumas coisas, ela não consegue, o destino é mais forte, ela só consegue ver com mais atenção e entender o que houve e tirar as culpas e magoas que a acompanhou durante todos os anos.

Lvovsky utiliza a leveza na narrativa, mostrando esse momento de profunda reflexão da personagem numa “leveda” mais pop, com humor e cores vivas, mas sem ser um pastelão, longe disso, talvez seja o caminho que a diretora encontrou para tornar mais fácil a leitura de entender sua obra.

Nessa simplicidade ela encontra espaço para discutir vários temas sérios e importantes. Como a virgindade, gravidez na adolescência, relação pai e filho e mais profundamente, no quanto não damos valor a pessoas queridas que temos ao redor, que o amor, se não for todo dia renovado, acaba, enfim… É um filme que apesar de aparentemente parecer bobo, consegue nos fazer pensar e muito, sobre a vida.

No entanto a direção de Lvovsky, ainda inexperiente, acaba por pecar em excessos ou em clichês bobos, tornando a narrativa sem o envolvimento necessário para tornar o filme imperdível.

CAMILLE OUTRA VEZ01

Em alguns momentos fica previsível o andamento da trama, já que o roteiro não consegue sustentar sempre a ideia de colocar a protagonista em seu passado de forma convincente. Sem contar ainda que os diálogos muitas vezes prejudicam também nesse quesito.

E o mais complicado a meu ver é que a diretora e roteirista que é também a protagonista do filme não apresenta o carisma necessário para a personagem – eu particularmente não consegui me identificar com as escolhas de sua personagem.

No entanto como já citei o filme é interessante, tem seu toque original e trás um tema simples e de fácil assimilação do grande público, e vale a pena como um passatempo moderninho e que de antemão ainda faz pensar.

DESTAQUE

Para a trilha sonora, que além de ser fundamental para melhor entender certas passagem (no tempo), é de extremo bom gosto.

CAMILLE OUTRA VEZ03

SINOPSE

Uma adolescente de 16 anos chamada Camille conhece um garoto chamado Eric e se apaixona perdidamente. Ela engravida e dá a luz a uma menina, fruto do romance dos dois. 25 anos depois, Eric a troca por uma mulher mais nova e Camille mergulha nas lembranças do passado.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=” Noémie Lvovsky (Camille Vaillant)” espaco=”x”]Noemie Lvovsky[/do][do action=”cast” descricao=”Samir Guesmi (Eric)” espaco=”br”]Samir Guesmi[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Noémie Lvovsky” espaco=”br”]Noemie Lvovsky1[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Noémie Lvovsky
Título Original: Camille Redouble
Gênero: Comedia
Duração: 1h 55min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 12 Anos

TRAILER

3estrelas

Comente pelo Facebook