CAMINO A LA PAZ (Crítica) Mostra SP

Camino a La Paz

3estrelas

Por Kadu Silva

CAMINO A LA PAZ01

Quem acompanha muitos filmes já deve ter, ao certo, se deparado com algum longa-metragem em que a principal mensagem é a transmissão de conhecimento, ou simplesmente o aprendizado com uma vivência de uma pessoa mais experiente. Em Camino a La Paz, o diretor Francisco Varone, utiliza deste arco dramático para contar a história de Sebastián (Rodrigo De lá Serna) e Jail (Ernesto Suarez).

Sebastián é um homem recém-casado de 35 anos, que acaba de mudar com a mulher para uma nova casa. Esta nova residência do casal era cede de uma empresa de motoristas particulares. Aproveitando que estava desempregado e sem dinheiro, e o fone da casa não parava de tocar com clientes da antiga empresa, Sebastián vê a oportunidade de dar um novo rumo à sua vida, se tornando motorista para essa demanda. Tudo ia bem até ele cursar com Jalil, que o contrata para o levá-lo da Argentina até La Paz, na Bolívia, na casa de seu irmão, é neste momento que o filme se torna um road movie (de forma simplória, histórias decorridas durante uma viagem) e a vida de ambos, nunca mais será a mesma após essa aventura.

CAMINO A LA PAZ02

O roteiro narra essa história de forma bem intimista, e sem pressa, – vemos a influência de Jail no comportamento de Sebastián ser delicadamente construída e isso vai acontecendo, quando o senhor expressa suas opiniões nas situações em que ambos se metem, e assim o jovem vai se transformando diante da plateia, ainda que no começo tenha uma grande desconfiança dele, mas aos poucos os muros que cercavam um ao outro, vão sendo derrubado.

Francisco aproveita da ótima química da dupla e usa sua direção apenas para dar o ritmo perfeito para a narrativa, ele não ousa ou tem momentos de criatividade, prefere ficar na zona de conforto e criar um filme de fácil identificação com o grande público e repleto de frases de efeito. Vale destacar também a trilha sonora, que é incrivelmente bem composta.

Camino a La Paz é sensível, emocionante e apesar de ser mais do mesmo, consegue entregar o que promete de forma muito satisfatória. Vale a pena embarcar nessa viagem motivacional de nossos hermanos argentinos.

CAMINO A LA PAZ03

SINOPSE

Sebastián, 35 anos, é um homem que tem como grandes paixões a banda Vox Dei e seu antigo Peugeot 505. Recém-casado com Jazmín e precisando de dinheiro, ele começa a trabalhar como motorista particular. Entre os passageiros está Jalil, um idoso muçulmano que o chama com frequência e que, certa manhã, lhe faz uma curiosa proposta: em troca de uma quantia muito alta de dinheiro, Sebastián precisa levar o passageiro de Buenos Aires, na Argentina, a La Paz, na Bolívia. Relutante e com dúvidas, ele aceita a viagem, que teve cada detalhe planejado pelo velho Jalil.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Francisco Varone” espaco=”br”]Francisco Varone[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Francisco Varone
Título Original: Camino a La Paz
Gênero: Drama
Duração: 1h 32min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 14 Anos
Lançamento: Em Breve (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook