CLOSER – PERTO DEMAIS (Crítica)

CLOSER - PERTO DEMAIS

4estrelas

FICHA TÉCNICA

Título Original: Closer
Ano do lançamento: 2004
Produção: Estados Unidos, Reino Unido
Gênero: Drama
Direção: Mike Nichols
Roteiro: Patrick Marber

Sinopse: Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.

Por Davi Gonçalves

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Closer – Perto Demais foi vendido como “uma história de amor madura”. Baseada na peça teatral de Patrick Marber, talvez esta seja a melhor definição do que o filme realmente é: uma história de amor moderna – e, como sugere o título, uma olhada muito mais próxima nas fraquezas e problemáticas das relações humanas no nosso tempo.

A história segue os encontros e desencontros de quatro personagens. Dan, um jornalista fracassado, cruza casualmente com a striper Alice, recém-chega dos EUA, em meio à agitação da capital britânica. Passado um tempo, Dan conhece Ana em uma sessão fotográfica e passa a se relacionar com a artista. Também de forma casual (através da troca de identidades em um chat na internet), Ana se envolve com o médico Larry – formando uma espécie de casal “perfeito”: ambos bem sucedidos em suas profissões, é o casal que, aparentemente, vive um conto de fadas. No entanto, quando seu envolvimento entre Ana e Dan é descoberto por Larry, ocorre uma espécie de troca de casais – formando o “retângulo” amoroso que permeia toda a narrativa.

Sim, confesso que explicando assim, o filme pode parecer um pouco confuso – mas não o é. Closer é um filme direto, despudorado, bem resolvido – assim como suas personagens. Isso se reflete em um roteiro afiado, com diálogos abertos, marcantes e, por muitas vezes, descarados. Houve, na época de lançamento, quem classificasse o filme como imoral (apesar da ausência de cenas de sexo ou nudez). Talvez essa classificação tenha sido gerada pela forma sincera (por muitas vezes vulgar e violenta) como as personagens se relacionam com seus pares – e até mesmo consigo mesmas.

Closer é um desenrolar de traições, relações sexuais e relacionamentos entre os quatro personagens. Entre idas e vindas, eles se amam e se odeiam; se traem, mentem uns para os outros, exibindo personalidades por vezes amorais. Em um determinado momento, Ana joga na cara de Dan que “ele não conhece nada sobre o amor porque ele não entende compromisso”. Esse desenrolar frenético se reflete no roteiro, por vezes, atropelado: ocorrem saltos cronológicos na narrativa (meses e até anos) que evidenciam o desequilíbrio dessas relações e tornam o filme, sob certo aspecto, circular: termina exatamente do ponto onde começou. É como se não houvesse amor verdadeiro; apenas uma projeção que jamais será atendida.

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Neste emaranhado de relações, é o elenco que faz toda a diferença no filme. Jude Law, que parece estar ligado no modo automático, é o que menos causa frisson, mas faz um trabalho eficiente. Julia Roberts, mais serena do que nunca, traz uma atuação segura que se adequa bem à sua personagem, assim como Clive Owen, que faz um tipo beirando a paranoia que é o retrato de muitos homens que encontramos por aí. No entanto, é Natalie Portman quem realmente brilha (muito antes de Cisne Negro – filme pelo qual faturou o Oscar de Melhor Atriz). Na pela de Alice, Natalie é enigmática, sensual e controversa – arriscaria dizer, uma das melhores personagens femininas do cinema.

Mike Nichols, com uma direção precisa, lança diversos planos na cara de seus atores, o que realça o sofrimento de suas protagonistas – como na cena do ensaio fotográfico de Alice. Com uma fotografia moderna, o filme tem poucas tomadas externas – o que acentua a intimidade que estaremos invadindo. A trilha sonora, que passeia de Bebel Gilberto com “Samba da Benção” à belíssima The Blower’s Daughter” de Damian Rice, acentua ainda mais o clima intimista do longa, nos deixando ainda mais a vontade para invadir privacidade de suas personagens – talvez porque ela esteja muito próxima a todos nós.

Com uma visão pessimista em diversos momentos, Closer lança um olhar sobre a problemática dos relacionamentos humanos, nos mostrando bem de perto as fraquezas da natureza humana. Serve para explanar as contradições das relações, expondo a impotência do homem diante daquilo que sente – e daquilo que deseja. Longe dos blockbusters norte-americanos (com suas histórias recheadas de mocinhos e vilões), Closer é um filme próximo à vida real, onde os personagens não são julgados por serem bons ou maus – ainda que você, em algum momento, possa sentir repulsa às suas ações. Diferente das histórias de amor hollywoodianas convencionais, Closer tem um grande mérito: sua imprevisibilidade e, assim como o amor, é um filme onde o espectador mergulha de cabeça – sem se preocupar com o que está por vir.

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PRÊMIOS

OSCAR
Indicações: Melhor Ator Coadjuvante – Clive Owen e Melhor Atriz Coadjuvante – Natalie Portman

GLOBO DE OURO
Ganhou: Melhor Ator Coadjuvante – Clive Owen e Melhor Atriz Coadjuvante – Natalie Portman

Indicações: Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor – Mike Nichols e Melhor Roteiro

BAFTA
Ganhou: Melhor Ator Coadjuvante – Clive Owen

Indicações: Melhor Atriz Coadjuvante – Natalie Portman e Melhor Roteiro Adaptado

GRANDE PRÊMIO CINEMA BRASIL
Indicação: Melhor Filme Estrangeiro

TRAILER

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