DENTRO DA CASA (Crítica)

Poster Dentro da Casa.indd

por Silas Mendes

Germain (Fabrice Luchini) é um professor de literatura casado com Jeanne dona de uma galeria. Frustrado com o desempenho de sua turma em uma atividade simples (escrever o que fizeram no final de semana), surpreende-se com o texto produzido por Claude (Ernst Umhauer) .

Em seu texto, Claude Garcia diz que sempre imaginou como seria a vida dentro da casa de seu colega de classe Rapha Artole (Bastien Ughetto). Quando Rapha passa a precisar e ajuda em matematica, Claude se oferece e enfim consegue adentrar a casa.

A trama, muito bem amarrada e desenvolvida, segue os textos produzidos por Claude sobre a vida dentro da casa de Rapha e que a principio preocupam Germain, mas logo este passa a incentivá-lo a melhorar sua escrita, observando, imaginando, sendo realista ou criticando os caminhos escolhidos para as “personagens”.

O que no começo parece uma sátira da família Rapha, os textos de Claude passam a demonstrar um interesse além do comum, quase um desejo por Esther, mãe de Rapha. E é ai que o bonde desse a ladeira. Claude começa a brincar com Germain, através de seus textos e isso passa a preocupá-lo.

DENTRO DA CASA02

Com uma trilha sonora fantástica que cria um ritmo perfeito para o filme de uma forma maravilhosa e empolgante, nós vamos adentrando a vida dessas personagens e talvez até nos questionando se o que acontece é de fato real ou apenas imaginado pelo personagem de Claude.

A atuação de Ernst Umhauer é muito convincente e muito eficiente em lançar dúvidas sobre quais são seus objetivos e o que ele é capaz de fazer. E não só quanto a suas intenções, mas também quanto ao que é realidade e o que é ficção.

Com humor irônico, uma direção inventiva e segura, ótimas atuações e um roteiro fantástico, Ozon realiza um suspense relativamente diferente e muito agradável com um ótimo e coerente final.

DENTRO DA CASA01

SINOPSE

Um rapaz de 16 anos consegue entrar na casa de um colega da sua aula de literatura e resolve escrever sobre o fato no seu trabalho de francês. Animado com o dom natural do aluno e o progresso do seu trabalho, o professor volta a apreciar a função de educador dos jovens. Entretanto, a invasão do aluno vai desencadear uma série de eventos incontroláveis.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”François Ozon” espaco=”br”]Francois Ozon[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: François Ozon, Juan Mayorga
Título Original: Dans La Maison
Gênero: Suspense
Duração: 1h 45min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 14 Anos

TRAILER

5estrelas

Comente pelo Facebook