DEPOIS DA TERRA (Crítica)

DEPOIS DA TERRA

Cientologia para os leigos?

Eu não sou especialista em cientologia, mas na época do lançamento do filme O Mestre, dei uma pesquisada para entender do que se tratava essa crença e assim não ficar perdido na trama de Paul Thomas Anderson.

De forma geral a “religião” prega que o homem precisa conhecer e a si mesmo, como forma de se entender como ser humano.

Para quem não sabe, essa crença tem muitos adeptos em Hollywood, o mais famoso deles é Tom Cruise, mas muito se diz que Will Smith também é um simpatizante da religião, ainda mais agora com o lançamento desse filme, Depois da Terra, que bebe claramente dos preceitos da filosofia religiosa desse movimento e Smith é um dos roteirista do filme o que só aumenta a suspeita sobre essa teoria. Perguntado em uma entrevista se o filme se tratava da filosofia da cientologia, Smith negou, dizendo que na verdade o que ele quis mostrar no filme é como é necessário ter domínio de todos os sentidos para sobreviver em Hollywood, principalmente para seu filho Jaden Smith que está começando a carreira.

A trama é bem inusitada, mostra os seres humanos morando em um outro planeta o Nova Prime, já que a Terra sofreu um cataclismo e a tornou inabitável. Nesse novo local os humanos precisam tentar sobreviver em um mundo onde existem alienígenas que matam sempre que vê a vitima com medo.

DEPOIS DA TERRA01

O general Cypher Raige (Will Smith) sai em uma missão junto do seu filho (Jaden Smith) onde terá que levar para longe do planeta Novo Prime um “urso” – nome dado ao alienígena que vive lá. Durante a viagem a nave onde eles estavam sofre com uma tempestade de asteroides e acaba caindo na Terra, é então que Kitai terá que sozinho encontrar um modo de tirar ele e seu pai de lá, já que seu pai com a queda da nave fraturou as pernas, ou seja o instinto de sobrevivência.

Em resumo o filme é uma ficção cientifica bem incomum, mas que no fim parece mais do mesmo, já que sai do lugar comum em alguns detalhes, mas o enredo é o mesmo de outras produções.

O roteiro do filme tenta fugir a todo momento do que já vimos, mas infelizmente não consegue encontrar o equilíbrio correto para isso, então, mesmo com o tom filosófico encontrado nos conselhos de Cypher ao filho, o filme é extremamente previsível, até certo ponto cansativo e monótono, seu grande mérito encontra-se apenas no terceiro ato no clímax final, que é realmente empolgante, mesmo sendo totalmente evidente o que vamos acompanhar em seguida.

A Cientologia é mostrada nessa busca de Kitai pela sobrevivência na Terra, com predadores por todos os lados e seu pai como o grande “mestre” o aconselha como encontrar o caminho para isso, vemos que Kitai só vai conseguir chegar em um resultado favorável quando conseguir conhecer todos os sentidos e assim dominar o seu corpo, preceito forte da crença.

DEPOIS DA TERRA02

Apesar da química natural de pai e filho, Will e Jaden Smith – a dupla não se encontra igualmente bem em cena, Will é como sempre o competente ator que conhecemos, menos exigido, consegue equilibrar bem o tom do autoritário e ainda assim amoroso com a sua família, o problema se encontra em Jaden, que não consegue encontrar a postura correta para o personagem, e suas caretas acabam gerando mais antipatia ao personagem do que o contrario que seria o esperado. Muito se imaginou que os dois novamente juntos poderia repetir a doçura de “Em Busca da Felicidade”, mas esquece, aqui a história é outra e Jaden por ser o protagonista não conseguiu segurar a bronca.

Vale mencionar ainda o trabalho de direção de M. Night Shyamalan, muito questionado por não conseguir encontrar mais o sucesso depois de o Sexto Sentido, mas vejo que seu direção não é o problema no filme, ele até consegue utilizar da espiritualidade recorrente em seus outros longas aqui, mas o roteiro clichê, não foi capaz de dar para ele elementos mais frutíferos para colocar em pratica sua criatividade.

Depois da Terra é então um filme com uma história que quer ser complexa, mas que na verdade é algo bem mais recorrente nas telonas do que se imagina, vale pena curiosidade, mas só isso.

DESTAQUE

Havia pensado em tantas coisas, mas quero mencionar o belíssimo designer de produção da nave que aparece no filme, talvez o efeito visual mais impactante, se não o único.

DEPOIS DA TERRA03

SINOPSE

Há 1000 anos, um cataclismo tornou a Terra um lugar hostil e forçou os humanos a se abrigarem no planeta Nova Prime, morando em naves espaciais. Depois de uma missão, o general Cypher Raige (Will Smith) retorna à sua família e ao filho de treze anos de idade (Jaden Smith). Mas pouco tempo após seu retorno, uma chuva de asteroides faz com que a nave onde moram caia na Terra. Com o pai correndo risco de morte, o jovem adolescente deverá aprender sozinho a domar este planeta, encontrando água, comida e cuidando de seu pai.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Jaden Smith (Kitai Raige)” espaco=”x”]Jaden Smith[/do][do action=”cast” descricao=”Will Smith (Cypher Raige)” espaco=”x”]Will Smith[/do][do action=”cast” descricao=”Sophie Okonedo (Faia Raige)” espaco=”br”]Sophie Okonedo[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”M. Night Shyamalan” espaco=”br”]M[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Gary Whitta, Stephen Gaghan e Will Smith
Título Original: After Earth
Gênero: Ficção Cientifica
Duração: 1h 40min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 12 Anos

TRAILER

3emeio

Comente pelo Facebook