DETONA RALPH (Crítica)

DETONA RALPH

Apenas uma boa animação

Todo muito sabe que a Pixar é uma referência quando o assunto é animação, tanto que vira e mexe surge alguma que tem as características muito semelhantes ao seu estilo. A Disney demorou, mas se rendeu a estrutura narrativa dos longas da Pixar e realiza em Detona Ralph a versão Toy Story, no universo dos games.

E isso é ruim? Não, mas por um lado a sensação que fica é que desperdiçaram a chance de criar uma animação original, ainda mais pela excelente sacada de utilizar o universo do vídeo game para contar uma história ali dentro. Portanto nesse formato escolhido a história infelizmente se tornou muito previsível, o que salva o filme é o maravilhoso clima nostálgico e os personagem super carismáticos.

A trama como já vimos nos filmes da Pixar mostra sob a ótica do personagem de vídeo game Ralph como um vilão se senti quando é desprezado pelos companheiros de trabalho, o chamado complexo de personalidade. Como acontece nos humanos vemos o personagem Ralph tentando encontrar um jeito de se sentir mais feliz com o modo de sua vida atual. Então ele vai em busca de uma medalha em outro jogo, que sendo ele daria a tão sonhada vida nova – podemos colocar isso como sendo riqueza, fama, que muitos vão em buscar hoje em dia. Mas como era de se esperar ele vai passar por várias confusões e nessa aventura encontra muitos anos.

O grande mérito da narrativa é que com esse universo rico, pode-se fazer várias homenagens e referencias, o que causa de cara uma ótima identificação com o público já que os clássicos games estão ali e o diretor sabe espertamente utilizar suas características marcantes, não deixa imune nenhum espectador diante da história, seja os mais novos ou trintões.

Outro trunfo do longa é saber falar com vários público, com os pequenos na forma infantil que a história é contada, com os garotos pelos jogos de tiros e violência, com as meninas dentro do universo da Vanellope e os adultos que irão lembrar de seus tempos de crianças nas várias referencias a jogos em 8 e 16 bits que aparecem no decorrer da trama. Apesar disso, que essa pluralidade não conseguiu abordar com profundidade nenhum dos campos pretendidos.

Ainda assim o filme consegue encantar já que os vários personagens são incrivelmente carismáticos e as suas construções são muito bem realizadas. E diferente de algumas pessoas achei que a dublagem nacional foi muito bem realizada, principalmente dos três personagens principais.

DETONA02

Vale destacar ainda o perfeito designer de todo o universo que a trama se passa, é realmente um trabalho brilhante – a mistura de jogos antigos e os atuais em alta definição impressionam.

Até a trilha sonora não esquece a origem dos games e é toda repleta de referencias. Um trabalho de pesquisa muito interessante os “viciados” em games irão pirar.

E para completar como já havíamos visto no trailer o roteiro conseguiu fazer ótimas piadas hilárias do universo game, sem dúvida a sessão de terapia no inicio da trama é a mais emblemática e inesquecível da animação.

Como você pode notar falei mais bem que mau da animação, e de fato o filme é divertidíssimo, um ótimo passatempo para as férias, mas como vi potencial para algo ainda mais impactante, no meu conceito final é apenas uma boa animação.

DESTAQUES

Para a forma como o fliperama é bem utilizado como sendo o planeta “terra” dos personagens dos games. Talvez o melhor e mais original utilizado em todo o longa-metragem.

Vale destacar ainda o LINDO curta que abre o filme Avião de Papel. Uma grande homenagem ao amor.

SINOPSE

Ralph (John C. Reilly) é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr. (Jack McBrayer) e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha.

DETONA01

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Rich Moore” espaco=”br”]Rich Moore[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Jennifer Lee, Jim Reardon, Phil Johnston, Rich Moore
Título Original: Wreck-It Ralph
Gênero: Animação
Duração: 1h 41min
Ano de lançamento: 2012
Classificação etária: Livre

TRAILER

4estrelas

Comente pelo Facebook

3 Comentários

  1. Allan Cordeiro

    Realmente é uma boa animação.