DOSE DUPLA (Crítica)

Poster 1c 2 GUNS.indd

Por Guilherme Pulga

Filme de ação anos 90 revisitado

DOSE DUPLA03

Para aqueles que não sabiam dessa informação, tipo eu, “Dose Dupla” é antes de tudo uma adaptação de uma HQ publicada em 2007 pela Boom! Studios. A história se passa quando dois agentes de repartições distintas se infiltram num cartel, e para piorar, a dupla passa a ser alvo de extermínio a comando dos próprios superiores.

Nos primeiros minutos de exibição o filme não parece inovador, para mim seria apenas mais um filme “dupla dinâmica”, mas por incrível que pareça Dose Dupla funciona muito bem por sua história. Seja pelos protagonistas desconhecerem a verdadeira identidade do outro ou pelo verdadeiro problema que eles têm de enfrentar juntos.

Em Dose Dupla o seu diferencial foi à mescla entre o roteiro com uma montagem bem construída. Os fatos vão se revelando aos poucos, não sabemos se eles são traficantes, não sabemos por que deles serem perseguidos e quais os verdadeiros interesses dos vilões. Além disso, foi de ponto positivo eles usarem a noção de que parceiros realmente não confiam uns nos outros, diferente de outros filmes que estamos acostumados.

DOSE DUPLA02

Um ponto que me surpreendeu foi a presença de Denzel Washington e Mark Wahlberg em cena. É engraçado como artistas de estilos de atuação tão diferentes tiveram um ótimo carisma como produto final, além de ver Denzel Washington como um agente “malandro” de ar cômico foi muito divertido.

Numa analise em conjunto, Dose Dupla tem uma harmonia na fotografia e som, o que o deixa consistente e divertido. O uso de uma fotografia mais quente dá uma sensação de adrenalina contínua, um recurso bem utilizado já que o filme SÓ tem cenas de ação. Já na trilha sonora, Clinton Shorter (Distrito 9) conduz muito bem o rumo da história e ritmo do personagem/cena com composições simples.

No final das contas “Dose Dupla” é um bom filme de ação/comédia, mas é só. Apesar de revisitar o gênero e inová-lo, são filmes desse calibre que mantém as salas de exibição cheias enquanto os mais aguardados não vêm. Com ótimo elenco, explosões e risadas, é um ótimo filme para um fim de semana.

DOSE DUPLA01

SINOPSE

Um agente especial e um perito em inteligência militar são contratados para roubar um banco. Logo, eles descobrem que sua verdadeira tarefa é outra: eles devem investigar um ao outro. Para piorar a situação, o mandante da tarefa é o mesmo banco que eles pretendiam roubar.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Baltasar Kormákur” espaco=”br”]Baltasar Kormakur[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Blake Masters e Steven Grant
Título Original: 2 Guns
Gênero: Ação
Duração: 1h 49min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 14 anos

TRAILER

Comente pelo Facebook