É O FIM (Crítica)

E o Fim

4emeio

Por Kadu Silva

Diversão garantida

E o Fim01

Tem algumas coisas na vida que realmente para mim, como observador e admirador da arte, em todas as suas formas, chama atenção, que é conseguir surpreender, principalmente por tantas coisas que já vimos e conhecemos, em pleno século XXI, ter algo inovador é de se tirar o chapéu, e foi exatamente isso que o filme É o Fim conseguiu despertar em mim, uma surpresa de algo que parecia tão obvio, mas ainda ninguém havia realizado dessa forma.

Os amigos Seth Rogen e Evan Goldberg tiveram a brilhante ideia de descontruir às imagens das celebridades dentro de um filme catástrofe, com todos seus absurdos possíveis.

Deixa-me explicar melhor, James Franco, Seth Rogen, Jay Baruchel, Emma Watson e outras celebridades (interpretando elas mesmas), estão na casa de James Franco numa festa regada a sexo e muita droga, até que descobrem que o mundo está acabando, chegou o juízo final e somente os bons estão indo para o céu, o restante, incluindo as celebridades, ficaram na Terra, que se transformou em um inferno.

Essa história que parece maluca e sem proposito, no seu desenrolar, sugere uma série de interpretações, até certo ponto com profundidade, além de fazer uma forte crítica social e midiática.

E o Fim02

A crítica para a mídia “marrom” é a que mais chama atenção, já que os atores que estão presentes, descontroem suas imagens e usam das noticias infundadas para brincar um com o outro, por exemplo, James Franco é a todo o momento indicado como um pervertido gay, e, além disso, eles usam das críticas negativas sobre suas interpretações como forma de elaborar os diálogos, é hilariante, principalmente se você assistiu aos filmes citados.

Outro ponto interessante é a parodia de vários filmes, que vão surgindo ao longo da narrativa, o mais “pirado” talvez seja ao filme Exorcista, Jonah Hill possuído é realmente uma piada.

Mas o fato é que para se divertir, é preciso entrar no clima, já que a produção abusa do inusitado e dos efeitos ruins, tudo para dar um ar bem cru e “podre” para a película. É uma verdadeira brincadeira de amigos, que em alguns momentos parece que foi feito em casa sem nenhum recurso. Para você ter uma ideia dos “absurdos” que acontecem durante a projeção, Daniel Radcliffe, que interpretou o bruxinho Harry Potter, no roteiro inicial teria uma ponta, mas não achou muita graça do que viu e declinou sobre o convite, o mesmo aconteceu com Mila Kunis e acabou sendo substituída por Emma Watson.

E o surpreendente reside exatamente na ideia de fazer um filme sobre o fim do mundo, com grande apelo popular e inserir nele os atores “sem mascaras” passando por algo que eles vivem interpretando. É genial e foge de tudo que já vimos.

É o Fim, por mais que seja uma comedia e sem dúvida a mais engraçada que assisti até agora no ano, consegue nos fazer refletir sobre o pré julgamento das pessoas, sobre as notícias sem fundamentos que vemos na mídia, ironiza de leve mandamentos religiosos e o mais importante, mostra que seja celebridade ou não todos vamos para o mesmo lugar após a morte, ou melhor pelo filme não vamos para o mesmo lugar, os bons para o seu céu e maus para o inferno, mas enfim é diversão garantida!

E o Fim03

DESTAQUE

Para a estreia do diretor Evan Goldberg, que consegue manter um bom ritmo no longa, mesmo ele se passando praticamente inteiro em um só cenário.

SINOPSE

Durante uma festa na casa de James Franco, Seth Rogen, Jay Baruchel, Emma Watson e outras celebridades deparam-se com o apocalipse. Na trama, seis amigos estão presos em uma casa em Los Angeles, enquanto catástrofes acabam com o mundo do lado de fora. Eles precisam descobrir porque foram deixados para trás e como vão enfrentar o apocalipse. É assim que eles vão descobrir o verdadeiro significado da amizade e redenção.

ELENCO

James FrancoJonah HillSeth RogenJay Baruchel

DIREÇÃO

Evan Goldberg e Seth Rogen

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Evan Goldberg e Seth Rogen
Título Original: This Is The End
Gênero: Comedia
Duração: 1h 47min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 14 anos

TRAILER

Comente pelo Facebook