EL CINCO (Crítica) | Mostra SP

el-5-de-talleres-2

4estrelas

Por Kadu Silva

Um olhar “simples” e encantador sobre o recomeço

EL CINCO03

Assim como a maioria dos brasileiros, os nossos vizinhos argentinos também são apaixonados pelo futebol. Talvez pensando na facilidade que o tema teria com o grande público, o jovem diretor Adrián Biniez, bebo do universo futebolístico para mostrar o difícil rito de passagem da adolescência para a vida adulta, numa história simples, mas nem por isso banal, de uma fase que muitos encontram dificuldade de passar.

A trama se concentra na personagem Patón (Esteban Lamothe), um jogador de futebol da série C argentina, que durante 15 anos se dedicou exclusivamente ao futebol, mesmo nunca conseguindo sucesso na carreira. Após uma expulsão que lhe deixou algumas partidas fora da equipe, Patón resolve se aposentar dos gramados, mesmo sem saber ao certo que fará após seu último jogo.

O roteiro também de Adrián Biniez, tem um olhar doce sobre este difícil momento, não pesando no drama da escolha do personagem. A trama mostra, que apesar de difícil o recomeço pode ser levado de forma bem leve. Vemos que a família estruturada e a companhia de um grande amor, são fundamentais para que o personagem encontre um novo e seguro caminho para seu novo rumo de vida. O roteiro não deixa de lado os alívios cômicos para narrar a trama, escolha perfeita para deixar tudo menos pesado para o publico que acompanha a projeção.

EL CINCO01

Biniez consegue algo pouco visto em filmes que retratam o futebol. Conseguir expressar a paixão pelo esporte sem se focar no gramado. Fica evidente o amor de Patón pelo que ele faz a tanto tempo, mas ainda assim é necessário recomeçar, seu tempo passou, as coisas já não acontecem como antes.

O olhar do diretor ao mostra que é necessário ser humilde, estudar e encontrar o que melhor você pode fazer, com o que você tem no momento, é tocante, sem ser piegas e principalmente sem manipular a emoção. Vemos de forma crível que é possível recomeçar sem grandes traumas e o melhor, como pode ser divertido fazer coisas novas e diferentes na vida.

Esteban Lamothe que faz o jogador Patón se destaca por conseguir encontrar o tom exato do jogador de várzea, sonhador e apaixonado pelo esporte, simples e até ignorante em alguns momentos. O ator tem uma empatia grandiosa na telona, o que facilita com a conexão com o público, que em poucos minutos já o tem como parte da família, torcendo para o seu desfecho feliz.

El Cinco dentre suas diversas qualidades, consegue te envolver do começo ao fim. Um ótimo filme argentino que se bem vendido no Brasil, vai ser sucesso garantido.

EL CINCO02

SINOPSE

Depois de ser expulso durante uma partida da série C argentina, Patón Bonassiolle, o capitão e meio-campo do Talleres de Escalada, percebe que a sua carreira como jogador de futebol chegou ao fim. Ele sempre jogou pelo mesmo time, mas nunca ficou famoso ou rico. Junto com sua esposa, ele vai agora recomeçar a vida. Patón precisa lidar com o fato de que isso não é apenas o fim de sua carreira no futebol, mas também o momento em que ele se despede da juventude e inicia sua vida adulta.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Adrián Biniez” espaco=”br”]Adrian Biniez[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Adrián Biniez
Título Original: El 5 de Talleres
Gênero: Drama
Duração: 1h 40min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 12 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário