ESPÍRITO DE LOBO (Crítica)

ESPIRITO DE LOBO

4emeio

Por Davi Gonçalves

ESPIRITO DE LOBO01

A trama de Espírito de Lobo nos transporta para a Mongólia do final da década de 60, em plena revolução cultural maoísta, quando um jovem estudante é enviado para ensinar mandarim aos pastores mongóis residentes nas montanhas mais afastadas do país. Lá, ele irá presenciar o confronto entre os moradores e os lobos – que dizimam todo o rebanho de animais daquela população. Fascinado pelos seres selvagens, o professor decide criar um filhote de lobo na esperança de domesticá-lo.

Espírito de Lobo abusa de planos abertos para capturar as belas paisagens locais, nos proporcionando uma fotografia de encher os olhos. A edição também contribui bastante para as cenas de ação, nos causando até mesmo certa aflição em algumas sequências. A trilha sonora é pontual e essencial para a ambientação da trama, ainda que não possua nenhum momento grandioso. O roteiro, no entanto, se arrasta em alguns instantes ao longo de suas duas horas e peca, talvez, ao não desenvolver totalmente a relação entre lobos e humanos – a bem da verdade, o que parece é que a narrativa se concentra na vida selvagem das alcatéias, tornando o homem quase um antagonista. Dessa forma, o grande destaque de Espírito de Lobo é justamente suas cenas de ataque quase coreografadas; não há muito espaço para desenvolver sentimentalismo e isso acaba por não enternecer o público (mesmo quando o filme tenta tecer uma linha mais “ecológica”, já esperada e totalmente banalizada).

ESPIRITO DE LOBO03

Sucesso em seu país, Espírito de Lobo foi o pré-indicado da China à categoria de melhor filme em língua estrangeira na próxima edição do Oscar, mas foi substituído recentemente por outra produção. O motivo? Espírito de Lobo não tinha um número de “chineses” suficiente, a começar pelo diretor – o francês Jean-Jacques Annaud, cuja filmografia inclui títulos como Sete Anos no Tibet e Círculo de Fogo. Baseado em um best-seller homônimo e autobiográfico, Espírito de Lobo é visualmente impecável e tecnicamente bem executado – pena que faltou algo mais para torna-lo épico.

ESPIRITO DE LOBO02

SINOPSE

No ano de 1967 na China, o jovem estudante Chen Zhen (Shaofeng Feng) é enviado para viver entre os nômades do interior da Mongólia. Entreo avanço da civilização e as tradições inimigos dos nômades, os lobos, Chen se questiona sobre a similaridade entre humanos e animais, tomando a ideia de que todos são residentes e invasores lutando para encontrar seu lugar no mundo.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Jean-Jacques Annaud” espaco=”br”]Jean Jacques Annaud[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Jean-Jacques Annaud
Título Original: Le Dernier loup
Gênero: Aventura, Drama
Duração: 1h 59min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 14 Anos
Lançamento: 29 de outubro de 2015 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook