EU E VOCÊ (Crítica)

Poster Eu e Você.indd

Por Silas Mendes

Voltando a um dos temas de Os Sonhadores, a juventude, Bertolucci apresenta um filme impecável, mas que pode incomodar por possuir um roteiro extremamente simples.

Jovem introspectivo, sozinho, Lorenzo (Jacopo Olmi Antinori), diz para sua mãe que vai para uma excursão com a turma da escola, mas ao invés de pagar pela viagem, usa o dinheiro para comprar mantimentos e um formigueiro. Enganando sua mãe, Lorenzo passa a semana toda, sozinho, no porão.

EU E VOCE03

Sua semana de paz e solidão é perturbada com a chegada de sua meia irmã instável  drogada e escandalosa Olivia (Tea Falco), que a principio aparece apenas para pegar alguns objetos que lhe pertencem, acaba ficando a semana toda com Lorenzo, pois está passando por uma crise de abstinência.

Sem se aprofundar muito nos tons dramáticos da trama (drogas, possíveis relações amorosas da irmã, a introspecção do irmão, o possível incesto), “Eu e Você” escolhe por ser um filme simples, bem dirigido, com boa trilha sonora, boa fotografia e um bom uso do cenário.

EU E VOCE02

O grande destaque do filme são os protagonistas, Jacopo e Tea, que demonstram grande química entre si, sem demonstrar a relativa apatia inicial entre suas personagens.

Outro ponto interessante é o uso do espaço, já que 80% do filme se passa totalmente no porão e mesmo assim consegue ser reflexivo e instigante sem necessariamente ser maçante.

O ponto é negativo, talvez seja o fato de muita expectativa ser criada em volta das personagens. Em parte por culpa do nome do filme e de “Os Sonhadores” (obra anterior de Bertolucci, que retrata o incesto entre irmãos), mas não exclusivamente, considerando que em diversos momentos as expectativas são criadas e não somente quando relacionadas ao incesto.

“Io e Te” é um filme que agrada por ser simples e decepciona por ser simples, mas sua qualidade técnica e de seus atores é simplesmente inegável.

EU E VOCE01

SINOPSE

Lorenzo é um garoto de 14 anos estranho e solitário que tem dificuldades para se relacionar com seus pais e outros garotos de sua idade. Ele decide se livrar de tudo por um tempo escondendo-se no porão abandonado do prédio onde mora.

Porém, uma visita inesperada de sua meia-irmã mais velha, Olivia, muda tudo. Longe por anos, ela aparece no porão atrás de alguns pertences esquecidos. Com uma beleza experiente de 25 anos de idade e seu estado frágil e problemático, a chegada de Olivia atrapalha a tentativa de fuga da realidade de Lorenzo. A partilha forçada do espaço confinado do porão, cria confrontos e traz velhos ressentimentos de volta, mas ao mesmo tempo, uma necessidade de afeto e intimidade.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Bernardo Bertolucci” espaco=”br”]Bernardo Bertolucci[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Niccolò Ammaniti, Umberto Contarello, Francesca Marciano e Bernardo Bertolucci
Título Original: Io e Te (Me and You)
Gênero: Drama
Duração: 1h 37min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 16 Anos

TRAILER

3emeio

Comente pelo Facebook