EU TE AMO RENATO (Crítica)

Poster_Eu te amo Renato

… e eu gosto de Meninos e Meninas ♪♫♪

É com muito orgulho e felicidade que o Ccine10 vem apresentar sua primeira crítica de um filme produzido de forma independente para ser vinculado via web. Apoiamos a iniciativa!

O Canal o Cubo é uma plataforma online de fomento à produção audiovisual independente no Brasil, e utiliza essa ferramenta como instrumento de disseminar cultura no país e no resto do mundo através da internet.

Para que isso seja possível todos os vídeos e programas divulgados pelo canal são licenciados pela Creative Commons, que flexibiliza os direitos autorais, permitindo que o conteúdo então seja vinculado e divulgado pela rede.

Eu te amo Renato é o primeiro longa brasileiro produzido e licenciado, que está disponível no canal, esse longa é de Fabiano Cafure e apresenta o trio Beto, Adriana e André que em pelo ano de 1996 entram numa jornada de descobertas e amadurecimento em pelo interior do Rio de Janeiro, na cidade de Valença.

EU TE AMO RENATO03

A década de 90 é considerada por muitos como perdida, é nela que acontece o fim da geração Coca-Cola, o fim do uso da maquina de escrever e a popularização da internet e do celular e principalmente é nela que perdemos o grande poeta Renato Russo ícone de uma geração.

É utilizando exatamente desse legado deixando por Renato que o roteiro do filme é desenvolvido. Fabiano Cafure permeia o cotidiano dos jovens com as canções do Legião Urbana, já que Renato Russo, sabia como poucos dizer o que todos queriam expressar, assim Cafure faz uma analogia do momento do trio com a vida e obra de Renato.

Beto e Adriana são namorados de longa data, mas a morte da mãe de André trás o jovem para a cidade natal, onde Beto e André viveram juntos numa amizade muito forte. Os três acabam entrando numa sintonia inesperada, e logo já passam a ter uma relação a três, totalmente fora dos paradigmas local. Mas Beto e André guardam um carinho especial entre eles, o que acaba transformando o trio em um novo casal. Essas descobertas de desejos e possibilidades é algo também presente nas canções de Renato. Na canção Meninos e Meninas ele diz claramente sobre esse seu lado.

Cafure sabe dosar a libido dos jovens, transformando a exploração sexual do trio em belas cenas. Mesmo quando Beto e André assumem o namoro homossexual a delicadeza e a sutileza não perde espaço.

A abordagem é pertinente em função de vários projetos sobre o Renato Russo e o Legião que serão lançados nos próximos meses, mas também porque consegue dialogar com o público sobre preconceito, liberdade sexual, amor, numa forma bem direta e tocante.

EU TE AMO RENATO02

No desfecho do longa, é impossível não se emocionar e lembrar quando você naquela mesma data recebeu a notícia da morte de Renato Russo.

Todos esses elementos auxiliam para que o longa seja uma representação da geração Coca-Cola que se viu órfão, quando seu mestre os deixou. O tom saudosista, principalmente pela trilha sonora é fundamental para isso.

Mas algumas coisas observei como erros ou equívocos que poderiam ser evitados como a utilização de muitos clichês na direção, acontecem também na mixagem de som muitas falhas, em alguns momentos fica difícil de entender os diálogos, e até os atores as vezes não parecem tão intensos como precisavam, mas no decorrer da trama, é impossível não ficarmos apaixonados pelo trio e torcer por cada um deles.

Enfim mesmo com essas falhas Eu te amo Renato é um filme tocante, emocionante e que vai de alguma forma falar diretamente com seus sentimentos. Seja pela lembrança do poeta Renato Russo ou mesmo por se identificar com alguns dos personagens que só querem ter a liberdade de ser como são. Imperdível!

DESTAQUE

Para a iniciativa do Canal O Cubo em incentivar jovens talentos a poder expressar sua arte para o maior número de pessoas. Espero que isso cresça ainda mais, pois é o caminho para encontrarmos novos gênios da sétima arte. Parabéns pela iniciativa.

EU TE AMO RENATO01

 

SINOPSE

“Eu te amo Renato” é um filme sobre liberdade e amor na perdida década de 90. A história se passa no interior do estado do Rio, na histórica cidade de Valença. O ano é 1996, o ano que marca o fim da famosa geração coca-cola, a morte da máquina de escrever e das cartas escritas à mão. Beto, Adriana e André embarcam em uma jornada de descoberta, música e desejo. Até que suas vidas e de toda uma geração é mudada para sempre!

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Ingrid Conte (Adriana)” espaco=”X”]Ingrid Conte[/do][do action=”cast” descricao=”Felippe Bondarovsky (Beto)” espaco=”X”]Felippe Bondarovsky[/do][do action=”cast” descricao=”Vinícius Moulin Allemand (André)” espaco=”br”]Vinicius Moulin Allemand[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Fabiano Cafure ” espaco=”br”]Fabiano Cafure[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Fabiano Cafure
Título Original: Eu te amo Renato
Gênero: Drama, Romance
Duração: 1h 19min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 16 Anos

O FILME NA ÍNTEGRA

4emeio

Comente pelo Facebook

12 Comentários

  1. Marcos Nascimento

    É uma estória ousada, sem final clichê e que nos brinda com releituras muito bem vindas de clássicos da Legião Urbana. O fator inesperado nos força uma reflexão acolhedora, mas não em forma de identificação imediata. Ele nos toca devagar e numa revisitação quase mítica e musical. Vinda de uma raiz comum e saudosa da querida Legião Urbana.

    • Idevaldo Simão cardoso

      OI? É uma história ousada sem final clichê? Vc tem certeza que assistiu a esse filme? kkk

  2. Marcelo

    Achei super lindo! muito bem feito.

  3. Dayane

    Lindo!!! Fui ao céu e volteiii!!! Magnífico, assim como Legião Urbana e Renato Russo!!!

  4. Juliano Guerra

    Produto artesanal, repleto de defeitos, inúmeras sobras, sem consistência; uma tentativa válida apenas para dar uma espiada, esquecer e seguir em frente.

  5. Taiguara

    Chato que o filme consiga ser bonito e envolvente a despeito de falhas como as apontadas acima e tenha um fim tão clichê pro gênero.

  6. Decio

    bonito filme apesar das visíveis dificuldades técnicas…

  7. Apllause

    O filme é uma verdadeira obra de arte. Evidentemente não se ambientou em um roteiro clichê, desbravando assim um universo repleto emoção e concentrado no espirito de Renato Russo.

    • Idevaldo Simão cardoso

      Não se ambientou em um roteiro clichê? Vc tem certeza que sabe o que é um filme clichê? kkk

  8. LUiz Henrique

    Assisti ao filme essa semana, e sinceramente nesse meio tempo já o vi umas 5 vezes. É maravilho, desperta emoções dentro de nós contidas e nele (filme) acabei descobrindo que o que vale realmente a pena é aproveitar cada momento de nossa vida; seja ele como for. Simplesmente maravilho…
    Espero que continuem produzindo maravilhas como essas!!!!!