FINALMENTE 18! (Crítica)

Poster 1a 21 and Over.indd

Versão teen de “Se Beber não case!”

Inevitável assistir esse filme e logo associa-lo ao longa-metragem Se Beber não Case, já que sua estrutura narrativa é idêntica, e se não bastasse isso a montagem e a trilha é também muito semelhante ao longa Projeto X, ou seja é uma produção que carece de originalidade, no entanto ele consegue ser divertido e gostoso de assistir.

Na trama Jeff Chang (Justin Chon) está completando 18 anos e seus amigos de adolescência Casey (Skylar Astin) e Miler (Miles Teller) chegam de surpresa para comemorar seu aniversario. Os três desde que começaram a faculdade não haviam mais se visto, então foi uma festa ainda maior. Só que Jeff no dia seguinte às 7 horas da manhã teria que está pronto para uma entrevista de emprego que seu pai linha dura iria acompanha-lo. Nem precisa dizer que os três se metem em várias confusões, já que Jeff bebe além da conta e perde os sentidos, deixando Casey e Miler numa grande enrascada para encontrar onde mora o amigo dentro do campus da universidade.

FINALMENTE 1802

A semelhança não é a toa já que Jon Lucas e Scott Moore (Os mesmos da trilogia ‘Se Beber Não Case!’) é que assinam o roteiro e dirigem o longa-metragem. O roteiro não é brilhante, deixa falhas pequenas, apresenta situações desnecessárias para o desenvolvimento da trama, mas tem um grande mérito, os diálogos são ótimos e consegue fazer o que promete, que é divertir. A dupla consegue um ótimo timing nas piadas e umas sacadas geniais em algumas cenas.

O roteiro ainda consegue de forma leve abrir discussão para a relação pai e filho, a adolescência e seus desafios, enfim, consegue fazer pensar sem pesar – já que o objetivo aqui é diversão.

Outro ponto positivo a seu favor é o trio protagonista, mesmo não sendo de um carisma arrebatador, eles conseguem passar verdade em seus personagens, principalmente porque o desenvolvimento da personalidade de cada um é muito bem realizada. Fica até difícil dizer qual é o melhor, já que cada um tem seu mérito dentro da história.

Como já citei o filme também flerta com Projeto X, e o clima festivo e principalmente a montagem são extremamente semelhantes, se você olhar de relança parece que está vendo o mesmo filme. Mas as referencias a outros longas não param por ai, tanto nos diálogos como em reconstrução de cenas o filme brinca bastante e com isso e não tem vergonha de mostrar que é mais do mesmo. A mais interessante é a brincadeira com O Iluminado, sem dúvida hilário!

FINALMENTE 1803

Ah de se destacar ainda a desconstrução da imagem do oriental como sempre é passada. Jeff é exatamente o oposto do que conhecemos como paradigma de estudantes asiáticos, foi uma ótima ideia usar isso para desenvolver o filme, pois mostra que no fundo somos todos iguais, apenas seres humanos.

Finalmente 18! não é nada original, seu desfecho não é lá grande coisa, mas cumpre muito bem o que promete, então se quer se divertir de forma leve, é uma ótima opção de cinema pipoca em cartaz.

DESTAQUE

A montagem (edição) consegue encontrar um ritmo ideal, algo perfeito vai cair no gosto dos adolescentes, que são o nicho principal.

FINALMENTE 1801

SINOPSE

Jeff Chang, um estudante sério e inteligente, está prestes a comemorar 21 anos de idade, na véspera de uma importante prova para entrar na escola de medicina. Ao invés de descansar e se preparar, ele decide tomar uma cerveja com seus dois amigos. Mas a noite toma rumos inesperados, e sai completamente do controle de Jeff.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Skylar Astin (Casey)” espaco=”x”]Skylar Astin[/do][do action=”cast” descricao=”Miles Teller (Miller)” espaco=”x”]Miles Teller[/do][do action=”cast” descricao=”Justin Chon (Jeff Chang)” espaco=”x”]Justin Chon[/do][do action=”cast” descricao=”Sarah Wright (Nicole)” espaco=”br”]Sarah Wright[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Jon Lucas ” espaco=”x”]Jon Lucas[/do][do action=”cast” descricao=”Scott Moore” espaco=”br”]Scott Moore[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Jon Lucas e Scott Moore
Título Original: 21 and Over
Gênero: Comedia
Duração: 1h 33min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 16 Anos

TRAILER

3estrelas

Comente pelo Facebook