GOOSEBUMPS: MONSTROS E ARREPIOS (Crítica)

GOOSEBUMPS MONSTROS E ARREPIOS

3estrelas

Por Elisabete Alexandre

GOOSEBUMPS MONSTROS E ARREPIOS01

Se você tem entre 20-30 anos de idade deve lembrar de Goosebumps, dos livros, ou mesmo da série de TV. Quando se é criança, Goosebumps pode até proporcionar alguns sustos, já adulto, pode ser que cause risadas, ou mesmo uma sensação de nostalgia.

Zach (Dylan Minnette, do remake americano de Deixa Ela Entrar) se muda para uma cidade pequena com a mãe, Gale (Amy Ryan, de Birdman), após a morte de seu pai, em uma tentativa de recomeçar a vida. Logo o adolescente se interessa pela vizinha, Hannah (Odeya Rush, de O Doador), mas ele também nota a relação bizarra que a garota tem com o pai, o próprio R.L. Stine (interpretado pelo ator Jack Black, de Escola do Rock), criador da série de livros Goosebumps, que tenta se esconder do mundo e manter seguro seu segredo. Preocupado com a garota, Zach invade a casa dela e por azar liberta um dos monstros da história de R.L., que estava devidamente preso no seu livro, junto com os outros, em uma estante. No maior estilo Jumanji (lembram?), Zach, seu amigo Champ (Ryan Lee, de Super 8), Hannah e o pai dela precisam prender todos os monstros já criados por R.L., pois Slappy, o boneco ventrículo demoníaco de uma de suas histórias, e que também é uma espécie de alter ego do próprio R.L., libertou todos eles numa espécie de vingança contra seu criador.

GOOSEBUMPS MONSTROS E ARREPIOS02

A referência a Jumanji seria muito positiva, se não fosse as várias situações extremamente forçadas, bem no estilo filme adolescente da Disney. Jack Black interpreta um excêntrico R.L. (que é mesmo o criador da série de livros Goosebumps, ainda vivo, mas que publicou pela última vez em 1997), um homem que não quer que ninguém o reconheça, por isso se mudou para uma cidade pequena. A escolha de Black para o personagem foi bastante feliz, não é para menos, Rob já havia trabalhado com ele antes, e foi bem sucedido, em As Viagens de Gulliver. A ideia de colocar todos os monstros que R.L. já criou em uma só história junto com o próprio autor é muito boa, mas daí fiquei na dúvida se o filme é para crianças ou para os adultos que foram fãs de Goosebumps quando crianças. Por isso, notei dois núcleos no filme: o dos adolescentes e a paixonite forçada entre Zach e Hannah; e o de R.L. e seus monstros, cada um tentando agradar seu público específico, mas ambos têm seus problemas. Se você é criança, ficará perdido a respeito dos monstros, sem saber de onde eles vieram afinal, e se você é adulto, ficará entediado com as cenas dos personagens adolescentes. Mesmo assim, o filme é um bom passatempo, divertido, mas não vá esperando muito dele, principalmente os sustos que tinha ao assistir a série de TV quando era jovem.

GOOSEBUMPS MONSTROS E ARREPIOS03

SINOPSE

Zach (Dylan Minnette) se muda com a mãe para uma cidade pequena após a morte de seu pai. Assim que ele vê a vizinha, Hannah (Odeya Rush), se interessa por ela, mas o pai da menina, R.L. Stine (Jack Black), o autor da série de livros Goosebumps, deixa claro que não quer que sua filha e Zach mantenham contato. O menino percebe que a relação pai e filha de seus vizinhos é muito estranha e que R.L. esconde algo.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Rob Letterman” espaco=”br”]Rob Letterman[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Darren Lemke
Título Original: Goosebumps
Gênero: Aventura/Comédia
Duração: 1h 43min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 14 Anos
Lançamento: 22 de outubro de 2015 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook