HAPPY FEET 2 – O PINGUIM 3D (Crítica)

HAPPY FEET 2

Por Kadu Silva
Edição Kadu Silva

Divertido e bom de ver

HAPPY FEET 2 - O PINGUIM 3D01

Um gênero que muitas vezes inspira sequências é o de animação, pois se houver o sucesso na primeira parte da franquia, isso serve como a deixa para uma nova produção. Happy Feet 2 – O Pinguim 3D é a sequência do grande sucesso Happy Feet de 2006, usando novamente os principais elementos que deram origem a série esse encanta e diverte com várias canções e com as mensagens ecológicas e politicamente corretas.

Diferente do original Mano (Elijah Wood/Daniel Oliveira) cresce, casa, e tem filho, e aqui deixa de ser o centro das atenções, nessa história ele vai ter problema com o filho, pós o menino é muito questionador e um tanto rebelde. O garoto estimulado por Ramon (Robin Williams), um pinguim adulto amigo da família, acaba conhecendo o idolatrado Nestor (Carlos Alazraqui), que defende a ideia de que basta desejar para resolver os problemas, mas uma grande ameaça nunca antes imaginada coloca a vida de todos em perigo e eles precisarão de muito mais do que a força do pensamento para sobreviver.

Essa é a linha condutora da nova jornada dos encantadores pinguins, que buscam no uso da dança uma forma de solucionar problemas e nas grandes mensagens de impacto uma forma de sustentar a ideologia ecológica que o uso de animais dá.

O diretor e roteirista George Miller consegue inovar nesse, usando dois personagens bem carismáticos, numa subtrama sensacional, o Will (Brad Pitt / Sérgio Stern) & Bill (Matt Damon / Nizzo Neto) dois krill, que lembram o esquilo Scrat da franquia A era do Gelo, e são responsáveis por momentos ótimos, regados a diálogos memoráveis e ótimas piadas.

HAPPY FEET 2 - O PINGUIM 3D02

Outro bom gosto do diretor é a escolha musical de vai de clássicos do Queen a músicas de Hip Hops americano que são sempre bem colocados na trama.

A versão brasileira tem uma excelente dublagem, destaque para Sidney Magal que faz o Amoroso usando seu talento com a música para uma versão de uma das várias canções presentes no filme.

O excelente acabamento gráfico também chama atenção, tanto nos movimentos como na caracterização perfeita de todos os animais e também dos humanos, na versão 3D esse recurso fica ainda mais evidenciado.

O problema do filme é uma certa indefinição sobre a linha a tomar, de ser um filme “cabeça” para crianças ou um filme infantil demais, pois o pano de fundo que discute o problema do aquecimento global com o desgelo das calotas polares, faz a vez da mensagem ecologia, e também a solidariedade que aqui é mais forte e instintiva nos animais do que nos humanos, são elementos mais densos e que dão margem para grandes discussão e que acaba não tem tanto desenvolvimento, talvez por não ser temas tão atrativo para as crianças, então Miller acaba utilizando os bons personagens Will & Bill e até o Ramon para dar um ar meio infantilizado para a narração que ora parece séria demais e pouco depois muito infantil. Mesmo assim o filme é uma animação divertida que prende atenção do público pelo bom roteiro e que faz pensar pelas mensagens de cunho ecológico e moral.

O Ccine recomenda esse novo Happy Feet 2, é diversão garantida.

HAPPY FEET 2 - O PINGUIM 3D03

DESTAQUES

Além da trilha sonora excelente, o outro destaque vai para a equipe que faz a animação gráfica, é um show a parte os detalhes de cada personagem é milimetricamente bem realizados. Nota 10. Só por isso já valeria o ingresso.

SINOPSE

Mano (Elijah Wood/Daniel Oliveira) é um especialista do sapateado, mas agora ele cresceu e enfrenta problemas com o filho Erik (Elizabeth Daily), um filhote de pinguim Imperador pra lá de fofinho e muito questionador. Estimulado por Ramon (Robin Williams), um pinguim adulto amigo da família, ele acaba conhecendo o idolatrado Sven (Hank Azaria), que defende a ideia de que basta desejar para resolver os problemas, mas uma grande ameaça nunca antes imaginada coloca a vida de todos em perigo e eles precisarão de muito mais do que a força do pensamento para sobreviver.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”George Miller” espaco=”br”]George Miller[/do]

FICHA TÉCNICA

Título Original: Happy Feet 2
Gênero: Animação
Duração: 1 hr 40 min
Ano de lançamento no Brasil: 2011
Site oficial: http://happyfeettwo.warnerbros.com

TRAILER

Comente pelo Facebook