HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO (Crítica)

aWZHMzdO60zqFmompo0Yfe9sp8O

FICHA TÉCNICA

Título Original: Harry Potter and the Goblet of Fire
Ano do lançamento: 2005
Produção: EUA
Gênero: Aventura
Direção: Mike Newell
Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Robert Pattinson, Jason Isaacs, Maggie Smith, Alan Rickman, Gary Oldman, Ralph Fiennes, Timothy Spall e grande elenco.
Roteiro: Steven Kloves, baseado em livro de J.K. Rowling

Sinopse: Em seu 4º ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwards, Harry Potter (Daniel Radcliffe) é misteriosamente selecionado para participar do Torneio Tribruxo, uma competição internacional em que precisará enfrentar alunos mais velhos e experientes de Hogwards e também de outras escolas de magia. Além disso a aparição da marca negra de Voldemort (Ralph Fiennes) ao término da Copa do Mundo de Quadribol põe a comunidade de bruxos em pânico, já que sinaliza que o temido bruxo está prestes a retornar.

HARRY POTTER E O CALICE DE FOGO01

O equilíbrio entre a fantasia e a maturidade

Mais uma troca de diretor para essa que é considerada a trama mais complexa para se filmar, pois tem muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas para quem assistiu ao filme, percebe-se que é a prévia do que vem ai no último capitulo.

Mike Newell (Príncipe da Pérsia – As Areias do Tempo) foi o diretor escolhido para essa difícil tarefa.

Já no começo do trabalho, a Wanner cogitou dividir esse filme em 2 partes, mais o diretor junto com Steven Kloves, o roteirista, conseguiram enxugar toda a trama para 2 horas e meia. Por essa dificuldade e principalmente pelo resultado final esse é para mim o melhor filme da saga, mesmo com alguns pequenos erros, acho que é um filme que alia bastante ação com a boa trama das muitas revelações que o filme apresenta.

Para quem não lembra é nesse filme que Robert Pattinson (A Saga Crepúsculo: Eclipse) faz seu primeiro papel de destaque, e junto com Potter participa do torneio do Tribruxo, sua atuação diferente da saga Crepúsculo é bem interessante nada excepcional, mas que leva bem o personagem.

HARRY POTTER E O CALICE DE FOGO03

Ralph Fiennes toma a forma “humana” pela primeira vez de Lorde Voldemort e já mostra que sua escolha foi mais que bem realizada, sua forma sórdida de falar aliada a arrogância é perfeita para o papel. Aparece pouco, mas é marcante sua presença.

As cenas de ação são extremamente bem realizadas, a copa mundial de Quadribol, sensacional e a competição dos Tribruxo nem se fala, as cenas aquáticas são maravilhosas, a equipe de efeitos visuais acertou em cheio nos detalhes.

Outra característica legal desse filme é o começo da mudança da trama. Logo no inicio ele já mostra mudanças saindo do obvio e fazendo algo no estilo Lost para abrir o longa, além disso, o desfecho do segredo principal também foge dos outros filmes em que a autora brincava tendencionava para algo que se revelava diferente no final.

O trio protagonista só vai melhorando a cada novo filme e aqui novamente se saem super bem, principalmente Daniel Radcliffe que mesmo com toda a carga que o filme pede se mostra muito a vontade nas diversas cenas.

Sem dúvida esse mais que qualquer um é recomendadíssimo pelo Ccine, afinal como já citei é uma pequena prévia do grande final que vem ai.

HARRY POTTER E O CALICE DE FOGO02

TRAILER

4estrelas

Comente pelo Facebook