Henfil | Trailer

Redação

Henfil, de Angela Zoe (Meu Nome é Jacque), acaba de lançar trailer oficial. O documentário, que terá sua estreia dia 6 de outubro na Mostra Retratos, dentro da Première Brasil do Festival do Rio, resgata a vida do cartunista e ativista Henrique de Souza e acompanha uma turma de animadores que descobre o legado do artista em um workshop. Angela Zoe também dirigiu o premiado Meu Nome é Jacque e produziu Betinho – A Esperança Equilibrista. O filme é uma coprodução Documenta Filmes, GloboNews, Globo Filmes e Canal Brasil, e conta com o apoio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, patrocínio da Ancine e distribuição O2 Play.

O longa conta com a participação de figuras ilustres do mundo do cartoon como Ziraldo, Jaguar, Sérgio Cabral, Tárik de Souza relembrando sua convivência com o cartunista. Henfil percorre o presente e o passado fazendo uso de técnicas de animação 2D e 3D, e, ao mesmo tempo explora a película Super 8 com imagens íntimas e inéditas, filmadas pelo próprio personagem ao longo de suas viagens, e que revelam aparições familiares como sua mãe Dona Maria e os irmãos Betinho e Glorinha.

Através das conversas são feitas revelações sobre a maneira como o artista usou seus desenhos como um aparato para “driblar” a censura política e também como um recurso para lidar com sua saúde frágil, por causa da hemofilia, e expor sua inquietação criativa.

SINOPSE

O documentário vai revelar narrativas paralelas que apresentam a vida do cartunista e ativista, Henrique de Souza. O filme explora um movimento de descoberta do personagem junto aos jovens a partir de uma turma de animadores que tenta trazer o trabalho de Henfil para os dias atuais. Juntam-se às descobertas feitas, a partir dos depoimentos de amigos, revelações sobre a maneira como o artista usou seus desenhos como um aparato para “driblar” a censura política e também como um recurso para lidar com sua saúde frágil, causada pela hemofilia, e expor sua inquietação criativa.

Comente pelo Facebook