HERÓIS DA GALÁXIA: RATCHET E CLANK (Crítica)

Kadu Silva

Divertido ainda que repetitivo em sua fórmula

Ratchet & Clank é uma série de jogos desenvolvidos pela Insomaniac Games e publicado pela Sony, um grande sucesso entre os consumidores dos players. Essa magnitude com o jogo foi fundamental para despertar a intenção de transforma-lo num filme, que chega em circuito nacional essa semana no país.

A trama central apresenta o Ratchet um ser alienígena que possui habilidades com armas e conhece bastante de mecânica e além disso, sonha em se tornar parte da equipe de super-heróis que cuidam do planeta onde ele vive. Após uma nova ameaça do vilão Chairman Drek, essa equipe de heróis necessita de um novo membro para evitar que Drek destrua todos os planetas da galáxia. Ao lado do carismático robô Clank, Ratchet consegue essa vaga e se junta ao grupo para essa missão arriscada, que vai mudar de vez a vida de todos.

O roteiro de Kevin Munroe (As Tartarugas Ninja – O Retorno), utiliza da manjada fórmula do herói improvável que se torna o salvador do universo. Aquelas (repetidas) histórias de superação, aqui mesclada com aventura e humor.

Em geral a dublagem é aceita bem pelos cinéfilos quando se trata de animação, mas nesse filme é preciso dizer que é primorosa tanto pelas interpretações, quanto por trazer para a realidade brasileiras as piadas do filme, eu diria que consegue torna-lo melhor devido a isso.

Por se tratar de um produto fruto de game, seus cenários e suas cenas de ação se apresentam excepcionais, a montagem ágil, a trilha sonora imponente são outros pontos fortes do filme. Há de se destacar também o desenvolvimento dos personagens, em especial do Ratchet, mesmo sendo um personagem com características semelhantes a vários outros, que já vimos, há um carisma enorme na figura enigmática e sonhadora, fundamental para causar empatia na plateia logo que aparece em cena.

Heróis da Galáxia: Ratchet e Clank mesmo apresentando em seu DNA uma formula batida, consegue envolver a plateia do começo ao fim pelos personagens carismáticos e pelo ritmo narrativo ideal encontrado para um filme baseado num jogo de vídeo game.

Herois da Galaxia Ratchet e Clank

SINOPSE

Ratchet é um ser alienígena parecido com um tigre, que possui uma grande habilidade com armas e entende muito de mecânica. Ele precisa derrotar o vilão Chairman Drek, que possui uma poderosa arma capaz de destruir todos os planetas da galáxia Solana. Ao lado do robô Clank e do grupo de super-heróis chamado Galactic Rangers, Ratcher precisa derrotar o perigoso vilão e, mais uma vez, salvar a galáxia.

DIREÇÃO

Kevin Munroe, Jericca Cleland

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Kevin Munroe
Título Original: Ratchet & Clank
Gênero: Aventura
Duração: 1h 34min
Ano de lançamento: 2016
Classificação etária: Livre
Lançamento: 5 de maio de 2016 (Brasil)

Comente pelo Facebook