IMPÉRIO DO SOL (Crítica)

Imperio do Sol

5estrelas

FICHA TÉCNICA

Título Original: Empire of the Sun
Ano do lançamento: 1987
Produção: EUA
Gênero: Drama
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Tom Stoppard, baseado em livro de J.G. Ballard

Sinopse: Jim Graham (Christian Bale) é um garoto de 11 anos de uma família inglesa que vive no Oriente. Jim tem um padrão de vida alto, mas de repente é separado de seus pais em virtude da China ser invadida pelo Japão. Isto o força a se defender e o obriga a crescer, tornando-se então um sobrevivente em um campo de concentração com rígidas regras.

Por Loverci Ferreira

IMPERIO DO SOL02

São muitos os filmes em que os grandes astros são crianças, quem não fica surpreso com a atuação de Haley Joel Osment no filme “O sexto sentido” que consegue transformar a atuação de Bruce Willis em coadjuvante?

“Império do sol” é um desses casos em que o grande destaque é uma criança e alguém que acabou se tornando um grande ator nesse seu primeiro trabalho, estou falando de Christian Bale que agora é mundialmente conhecido como o mais novo “Batman”

O filme é mais um das inúmeras histórias contadas pelo cinema tendo como pano de fundo a Segunda guerra mundial, mas dessa vez através da visão de um garoto inglês (Jim Graham), com onze anos de idade que vive na cidade chinesa de Xangai com seus pais tendo um padrão de vida alto.

Quando a China é invadida pelo Japão, ele acaba sendo separado de seus pais e acaba indo parar num campo de concentração japonês, ao perder tudo em sua vida ele se vê obrigado a crescer e se defender sozinho ao sobreviver num campo de concentração com rígidas regras e com a esperança de reencontrar seus pais.

IMPERIO DO SOL03

Nesse tempo ele faz amizade com muitas pessoas que vão acrescentar mais a trama e se envolve em pequenas transações que vão desde a troca de objetos pessoais e alimentos numa espécie de mercado negro, além da mediação de conflitos entre os soldados japoneses.

Ao lado do campo de prisioneiros ocidentais esta localizada uma pista de onde decolam aviões para missões suicidas, o que rende ao filme uma linda fotografia e uma das melhores sequências é a que aparece o clarão das explosões da bomba nuclear jogada em Hiroshima e Nagasaki.

Mas vai a minha dica, se você espera um filme cheio de ação com tiroteios, explosões e tudo mais, não é esse o caso, porque a história esta muito mais pautada nas personagens do que na destruição que a segunda guerra mundial gerou.

Muitos são os destaques do longa metragem, o principal ao meu ver a atuação de Christian Bale, mas vale citar a direção de fotografia (Allen Daviau), direção de arte (Rick Carter e Fred Hole), edição (Michael Kahn), roteiro baseado no livro de J.G.Ballard(Tom Stoppard), trilha sonora(John Williams) e claro a direção de Spielberg.

IMPERIO DO SOL01

PRÊMIOS

OSCAR
Indicações: Melhor direção de arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som

GLOBO DE OURO
Indicações: Melhor Filme – Drama e Melhor Trilha Sonora

TRAILER

Comente pelo Facebook