JUANA AOS 12 (Crítica) | Mostra SP

JUANA AOS 12

4estrelas

Por Kadu Silva

Um estudo perturbador de uma mente adolescente

JUANA AOS 1201

Muito se diz, que tudo que acontece na vida de uma criança, seja bom ou ruim, acaba por influenciar seu comportamento quando esta, se torna mais velha. O diretor estreante Martín Shanly faz um estudo profundo numa adolescente que enfrenta grandes dificuldades sociais no auge de seus 12 anos.

A adolescente é Juana, uma garota que estuda num colégio britânico bilíngue, onde costumeiramente vem tirando notas baixas na maioria das matérias. Além disso, tem grandes dificuldades em fazer amigos.

O roteiro de Martín Shanly, espertamente vai aos poucos dando respostas para as nossas dúvidas. Já que durante a projeção, vamos conhecendo melhor a vida de Juana fora da escola, o que aponta as possíveis causas para seu comportamento dislexo.

A escolha de Shanly a todo momento aponta para uma narrativa quase documental, já que ele opta por não utilizar trilha sonora e em diversos momentos a câmera é usada na mão, sem uso de tripé, o que reforma ainda mais o caráter de estudo apontado acima.

JUANA AOS 1202

O diretor também filma quase toda a película em janela clássica, aquela do inicio da TV com menos espaço de projeção. A ideia do diretor é mostrar a repressão que a garota sentia pela superproteção materna. A escolha dá a película uma narrativa claustrofóbica a trama, perfeita para a história que vamos conhecendo aos poucos. Para os menos acostumado com a linguagem cinematográfica, esta escolha fica evidente, quando o diretor muda a projeção para o enquadramento panorâmico, que só acontece, quando a garota finalmente consegue dormir e sonha, mostrando a liberdade de ação em sua mente.

Uma curiosidade no filme é que a atriz principal Rosario Shanly é irmã do diretor e a mãe da personagem na ficção é também na vida real, ou seja é uma produção em família. Para os mais puritanos isso poderia ser considerado nepotismo, mas a escolha de Shanly deu para o filme uma naturalidade impressionante, fato que talvez não fosse tão fácil de alcançar, caso não houvesse este laço familiar.

Juana aos 12 é profundo, sensível e perturbador, já que consegue facilmente despertar no espectador o alerta sobre a superproteção, as consequências de uma separação, a educação e diversas outras peculiaridades que envolve a família durante o crescimento de uma criança. É impossível fica imune a história de Juana.

JUANA AOS 1203

SINOPSE

Juana é uma garota de 12 anos que estuda num colégio britânico bilíngue e tira notas baixas, frustrando as professoras. Sua mãe contrata uma professora particular e até paga exames médicos, mas nada consegue melhorar o desempenho da menina. Juana tenta ser amiga de uma nova aluna brasileira, mas continua excluída pelos colegas. Após saber que não foi convidada a uma festa a fantasia, ela inicia pequenas tentativas em tentar a se aproximar dos outros.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Martín Shanly” espaco=”br”]Martin Shanly[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Martín Shanly
Título Original: Juana a Los 12
Gênero: Drama
Duração: 1h 15min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 12 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário