JULIO SUMIU (Crítica)

JULIO SUMIU

2estrelas

Por Kadu Silva

JULIO SUMIU01

Temos que admitir, para que uma industria sobreviva é necessário que se tenha dinheiro entrando em caixa. Diga isso porque acredito que muitos projetos que estão saindo ultimamente no nosso cinema nacional, escolheram a comedia – o grande sucesso do momento, a fim de aumentar a bilheteria das produções. Julio Sumiu talvez seja mais um desses casos.

O longa é baseado no livro homônimo do casseta Beto Silva. Ele inclusive é um dos roteiristas do filme. Não li o livro, portanto não posso fazer o comparativo, mas o filme que foi vendido como comedia e até acho que tentou ser, não consegue chegar nesse resultado.

O roteiro não encontrou o timing de comedia em nenhum momento e o que vemos é uma filme que patina durante toda a projeção e não consegue chegar em lugar nenhum. No entanto, pelos crédito finais, talvez, essa era intenção, não se levar a sério e “brincar” de fazer cinema.

O longa conta a história de uma família de classe média, que numa manhã qualquer descobre que um dos membros da família sumiu.

O desaparecido é o Julio, filho de um casal de aposentados, que simplesmente sumiu sem dar notícias, sua mãe, faz de tudo, até se envolve com os criminosos do trafico de drogas, para descobrir onde ele esta. O problema é que cada vez que ela vai tentando descobrir sobre seu filho, uma série de imprevistos acontecem, deixando essa busca, uma confusão sem tamanhos.

A premissa do filme é interessantíssima, no entanto a direção equivocada de Roberto Berliner, acaba por deixar a narrativa cansativa, repleta de cenas que não tem necessidade de existir, sem contar, outras diversas que parecem repetitivas ou mal pensadas.

JULIO SUMIU02

O filme ainda perde com uma edição muito irregular, ora parece querer dar ao filme um ritmo mais moderno e dinâmico, ora, fica mais lento, conferindo um certo drama, desnecessário para a proposta da produção. Além disso ainda alguns personagens são maus desenvolvidos, tornando seus ações sem sentido.

Apesar desses equívocos, o filme apresenta pontos positivos, que valem ser ressaltados, a começar pela presença arrebatadora de Lília Cabral, que por si só, já deixa o filme no nível assístivel.

Ela consegue segurar o filme em diversos momentos e com ela, e somente com ela, os momentos de humor funcionam. Para variar, mas um brilhante desempenho dessa grande atriz.

O filme também consegue deixar uma mensagem interessante sobre a sociedade brasileira, mas especificamente a carioca, que muitas vezes, apresenta uma divisão entre o “pessoal do asfalto” e o povo do morro. Será que somos mesmos diferentes uns dos outros? Há espaço também para críticas sociais, religiosas, políticas e principalmente policial.

Outro acerto do filme é a trilha sonora, que tem papel quase de uma narração, já que as canções acabam por explicar o momento do filme, agregando bastante na narrativa. Além disso a escolha delas se mostra bem criativa e de muito bom gosto em determinados momentos.

Julio Sumiu no fim é um longa que tenta ser uma comedia, mas acaba ficando só a intenção e com isso se torna chato e cansativo.

JULIO SUMIU03

SINOPSE

Edna (Lilia Cabral) acorda no meio da noite e se desespera ao saber que seu caçula Julio desapareceu sem deixar vestígios. Preocupada com a falta de ação da polícia, ela sobe o morro para conversar com o traficante Tião Demônio (Leandro Firmino), que estaria mantendo seu filho refém. No meio de um tiroteio, Edna se vê obrigada a levar para casa sacolas cheias de drogas. Com a ajuda de Sílvio (Fiuk), o filho mais velho, ela transforma o apartamento em uma “boca” para pagar o resgate de Julio. Em meio a muitas confusões e reviravoltas, uma dona de casa conservadora muda sua vida e seus princípios tentando salvar a família.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Lília Cabral (Edna)” espaco=”x”]Lilia Cabral[/do][do action=”cast” descricao=”Fiuk (Silvio)” espaco=”x”]Fiuk[/do][do action=”cast” descricao=”Carolina Dieckmann (Madalena)” espaco=”x”]Carolina Dieckmann[/do][do action=”cast” descricao=”Augusto Madeira (J. Rui) ” espaco=”br”]Augusto Madeira[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Roberto Berliner” espaco=”br”]Roberto Berliner[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Beto Silva
Título Original: Julio Sumiu
Gênero: Comedia
Duração: 1h 40min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 16 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook

2 Comentários