LARANJA MECÂNICA (Crítica)

Laranja Mecanica

Escrever sobre qualquer filme de Kubrick é um desafio, porque o diretor foi um gênio e qualquer detalhe que você não fale parece desmerecer a sua obra.

Escolhi falar desse porque foi o primeiro filme que estudei no meu curso de cinema, a linguagem original e as várias formas criativas do diretor fazem desse filme uma obra fundamental para quem gosta de cinema.

Em resumo o diretor discute a violência e a hipocrisia da sociedade perante várias óticas.

O filme mostra que no futuro, Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele é usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

LARANJA MECANICA01

A genialidade de Kubrick começa quando ele ao escolher Alex para narrar o longa-metragem transformar o mundo nos moldes da mente perturbada do protagonista, vemos a todo momento referencias sexuais e cores fortes em todos os cenários. Cenários esses que entraram para a história do cinema pelo vanguardismo impresso.

O diretor consegue transformar a violência em algo lírica e bela, usando a técnica da câmera lenta com a musica clássica de trilha sonora, isso na época foi visto como violência gratuita, tanto que Kubrick num ato de revolta pediu para tirar do reino unido seu filme de cartaz. Mas isso como cada coisa que o diretor faz, tem um objetivo de perturbar o espectador e mostrar que a violência é natural do ser humano e que muitas vezes ela é fruto da hipocrisia da sociedade.

O clima perturbador e tenso segue durante todo o filme, e Kubrick utiliza de sutilezas para deixar ainda mais forte isso, até nos erros propositais de continuidade dos cenários, mudando objetos de lugar, mudando o nível das bebidas tudo para causar no público esse desconforto necessário para entender a mensagem.

Malcoln McDowell está perfeito no papel de Alex esse jovem de mente confusa e que não se enquadrada na sociedade, mas que acaba por ser vitima da mesma. Seu olhar e seu acerto no tom da mudança do personagem é perfeita. Kubrick anos depois declarou que se McDowell não aceitasse fazer o filme Laranja Mecânica, ele (o filme) não sairia do papel, disse que nenhum outro ator conseguiria viver Alex. E Kubrick que era um maestro em tudo, ao saber do pavor do ator por cobras incluiu uma na história pois a entrega do ator tinha que se ainda maior diante do desafio.

LARANJA MECANICA03

Mas não só de violência que o filme fala, também tem uma forte denuncia a política manipuladora, a religião que quer catequizar os pensamentos das pessoas causando medo diante de tudo.

Kubrick era um visionário e mesmo nesse filme que foi realizado 1971 se mostra atual, principalmente ao vermos que não conseguimos identificar quem é o ladrão ou a policia dado a inversão de valores impressa no longa, sem contar também a própria religião que ao invés de transmitir bondade, usa a vingança como forma de “curar”, se refletimos tudo parece tirado das manchetes dos jornais de hoje.

Laranja Mecânica é um filme que depois de assistido é difícil de tira-lo logo da mente, pois a forma criativa e única de mostrar a hipocrisia da sociedade nos faz refletir sobre como somos manipulados a ser o que é politicamente correto e não o que gostaríamos ser.

Um ponto que mostra o brilhantismo de Kubrick é no desfecho do longa, quando ele coloca o representante do governo dando de comer na boca do bandido, é uma analogia que representa que o governo quer calar o bandido diante da sociedade, é um tapa na cara da dessa sociedade que insiste em escolher representantes políticos equivocados então ficamos vivendo sobre o lema do pão e circo famoso a séculos.

Como já citei é uma obra prima do cinema que vale ser vista e revista muitas vezes, pois sempre é observado detalhes que mostram como um diretor visionário é capaz de contar uma história de forma tão peculiar e marcante, causando em quem assiste questionamento que devem sempre estar presentes na mente, pois não podemos viver a mercê dos desmandos de representantes tão mau preparados como temos. Imperdível para ter em sua coleção!

LARANJA MECANICA02

SINOPSE

No futuro, Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

FICHA TÉCNICA

Título Original: A Clockwork Orange
Ano do lançamento: 1971
Produção: Inglaterra
Gênero: Ficção Científica
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, baseado em livro de Anthony Burgess

PRÊMIOS

OSCAR
Indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor – Stanley Kubrick, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição

GLOBO DE OURO
Indicações: Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor – Stanley Kubrick, Melhor Ator – Drama – Malcolm McDowell

TRAILER


5estrelas

Comente pelo Facebook

1 Comentário