LARRY CROWNE – O AMOR ESTÁ DE VOLTA (Crítica)

LARRY CROWNE  O AMOR ESTA DE VOLTA

3estrelas

FICHA TÉCNICA

Título Original: Larry Crowne
Ano do lançamento: 2011
Produção: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Tom Hanks
Roteiro: Nia Vardalos e Tom Hanks

Sinopse: Larry Crowne (Tom Hanks) trabalha há anos em uma loja, onde já foi escolhido por nove vezes como o funcionário do mês. Um dia, para sua surpresa, ele é demitido. Precisando recomeçar do zero, ele resolve se matricular em um curso de oratória, de forma a conseguir falar em publico. Sua professora é Mercedes Tainot (Julia Roberts), que está desanimada devido ao baixo número de alunos. Com o passar do tempo Larry e Mercedes se aproximam, inicialmente como amigos até surgir algo mais entre eles.

Por Kadu Silva

O filme “auto-ajuda” repleto de carisma

LARRY CROWNE  O AMOR ESTA DE VOLTA02

Nunca escondi minha admiração pelo carisma interpretativo de Tom Hanks e Julia Roberts, e com isso é evidente que estava tendencionado a gostar desse novo longa-metragem da dupla, apesar disso não esperava muito, pois o próprio trailer e sinopse não convence sobre algo novo ou revigorante e de fato o filme é apenas um passatempo gostoso em que a auto-ajuda é o alicerce para a trama.

E por falar em auto-ajuda eu não sou fã dos livros e muito menos dos filmes que exploram esse tema, acho tudo batido e muita vezes utópicos, mas sou um cara sempre otimista, meus amigos até dizem que não vejo o mundo de forma real, que pareço viver no mundo da imaginação – eu gosto de ser assim e me faz bem acreditar em dias melhores, em mudança de vida e por ai em diante.

Nesse longa-metragem em que Tom Hanks, protagoniza, roteiriza e dirige, esses princípios serão mostrados na ótica de Larry Crowne um cara de meia idade que perde o emprego em uma loja por não possuir curso superior, e diante disso se vê perdido, pois não consegue novas oportunidades no mercado. Para sair dessa situação se matricula na faculdade e essa imersão no mundo acadêmico acaba por ser a solução ou melhor o caminho para dias melhores.

LARRY CROWNE  O AMOR ESTA DE VOLTA03

O enredo como se vê não tem nada de novo e fica claro que nunca teve essa intenção, pois o roteiro é simples sem muitos rodeios, tudo é mostrado e ritmado para uma ida ao cinema agradável, nada além disso. O que me incomodou no roteiro é o uso de momentos cômicos desnecessários, deixando em alguns momentos até patético os atores diante do público, tirando isso ele cumpre o que promete.

Além da dupla protagonista que apresentam uma excelente química e mais uma vez mostram porque são atores que levam o público ao cinema (carisma), o elenco no geral é bem afinado com a proposta da produção, eu diria até que muitos deles acertam no tom cômico mais que os protagonistas, como é o caso de Rami Malek.

Outro destaque do filme fica para a trilha sonora que acompanha o objetivo do filme em ser leve e agradável, nem preciso dizer que vale a pena depois conferir a trilha que está bem selecionada.

Não querendo ser piegas como o tema auto-ajuda, eu diria que se você deixar envolver pelo filme poderá além da diversão tirar ensinamentos para sua vida que mesmo que pareçam distante, a disposição para aprender a cada dia poderá abrir sua mente para um universo novo e muitas vezes melhor. No filme tudo é bonito e funciona perfeitamente, mas talvez se você olhar ao seu redor poderá encontrar caminhos que levem para um final feliz.

O Ccine recomenda, que mesmo não sendo uma obra prima é uma boa pedida para uma sessão pipoca bem gostosa.

LARRY CROWNE  O AMOR ESTA DE VOLTA01

TRAILER

Comente pelo Facebook