LINHA DE AÇÃO (Crítica)

broken-city

O Lado Mau da Vida

Quem é um cinéfilo apaixonado e tem um repertorio mais vasto de filmes conferidos, ao assistir esse longa vai logo notar que a intenção do diretor Allen Hughes era desenvolver uma trama noir para sua produção. De certa forma os elementos que envolvem esse estilo de filme estão ali, no entanto o roteiro falho, prejudica para que tenhamos uma verdadeira produção noir.

A trama é bem interessante, nela conhecemos Billy Taggart (Mark Wahlberg), um ex-policial que acaba de ser absolvido de um assassinato de um estuprador, fato que só aconteceu porque o chefe de policia e o prefeito da cidade de Nova York Nicholas Hostetler (Russell Crowe) o ajudou.

Por não poder mais exercer a profissão, Billy vira detetive particular, e é então que o prefeito e também candidato a reeleição, o contrata para investigar sua mulher. Mas a investigação irá mostrar muito além do que ele esperava e Billy percebe então que está envolvido numa gigante trama de corrupção e busca de poder, e que ele é apenas mais uma peça do jogo.

O estreante roteirista Brian Tucker infelizmente se perde diante da complexidade que ele busca trazer para a trama, a ponto de esquecer de personagens e de não conseguir dar clareza para as conexão dos mesmos. Apesar de ser um filme de mistério e investigação, esse trabalho, acredito eu tem que fica nas mãos dos personagens e não do público, por isso para algumas pessoas em alguns momentos o filme pode perder no envolvimento.

É inegável o talento de Allen Hughes que consegue criar o clima de tensão e mistério para a trama, mas nem isso é capaz de superar as falhas de ritmo e conexão do roteiro.

Linha01

O elenco está e é incrível, o grande destaque é Russell Crowe numa surpreendente composição de personagem, como não vemos a muito tempo. Ele consegue conferir para o prefeito a arrogância e a ambição pelo poder com um cinismo cortante.

Até Mark Wahlberg limitado em sua escola dramática consegue fazer um personagem sincero em sua construção. Apesar do caráter de anti-herói, torcemos para que ele consiga se sair da encrenca que se envolve.

Direção de arte, figurino, fotografia e trilha sonora estão todos dentro da proposta de criação do longa-metragem no estilo noir, alguns de forma brilhante, como é o caso da fotografia, que segue praticamente toda em tons escuros, primordial para criar a sensação mais sufocante que um filme de investigação sugere.

Apesar de não conseguir o brilhante filme que pretendia, Allen Hughes consegue com essa produção levantar questões pertinentes como mostrar que a vida também tem seu lado mau e precisamos saber lidar com esses momentos por se não eles irão nos acompanhar pelo resto da vida.

No entanto Linha de Ação é um filme que vale mais a pena deixar para conferir em DVD, pois nem o grande elenco e o esforçado diretor conseguiram ajudar o roteiro falho.

DESTAQUE

Para a montagem da cena de perseguição que acontece nas ruas de Nova York, sem dúvida o melhor e mais empolgante momento do longa-metragem.

SINOPSE

Nicholas Hostetler (Russell Crowe) é o prefeito de Nova York, um sujeito arrogante e ambicioso, que se prepara para a reeleição dentro de alguns dias. Ele contrata Billy Taggart (Mark Wahlberg), um ex-policial que caiu em desgraça na corporação, para investigar quem é o amante de sua esposa (Catherine Zeta-Jones). O político tem medo de que esta informação torne-se pública, sujando sua imagem e fazendo com que ele perca eleitores. Por mais que tenha antigas discordâncias com o prefeito, responsável por sua saída da polícia, Billy aceita a tarefa pelo dinheiro prometido. Entretanto, logo ele descobre que Nicholas tem outras intenções por trás da investigação encomendada.

Linha02

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Russell Crowe (Major Nicholas Hostetler)” espaco=”x”]Russell Crowe[/do][do action=”cast” descricao=”Mark Wahlberg (Billy Taggart)” espaco=”x”]Mark Wahlberg[/do][do action=”cast” descricao=”Catherine Zeta-Jones (Cathleen Hostetler)” espaco=”x”]Catherine[/do][do action=”cast” descricao=”Jeffrey Wright (Carl Fairbanks)” espaco=”br”]Jeffrey Wright[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Allen Hughes” espaco=”br”]Allen Hughes[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Brian Tucker
Título Original: Broken City
Gênero: Drama, Policial
Duração: 1h 49min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 14 Anos

TRAILER

2estrelas

Comente pelo Facebook