MAZE RUNNER: PROVA DE FOGO (Crítica)

MAZE RUNNER PROVA DE FOGO

4emeio

Por Victor Piacenti

MAZE RUNNER PROVA DE FOGO03

Não é fácil falar sobre a adaptação de uma série de livros que você não gostou, são muitos os fatores que contribuíram para a história em si não ter me fisgado, seja pela escrita, a falta de informações, a ação desenfreada que não leva a lugar algum… enfim, a saga Maze Runner realmente não me conquistou e desde que o primeiro filme foi lançado eu tinha um pé atrás em como toda aquela bagunça seria transportada para o cinema. Quando assisti ‘Correr ou Morrer’ sai do cinema bem satisfeito, pois o que vi ali foi um filme extremamente ágil, divertido e que em pouca coisa lembrava a atmosfera esquisita, repetitiva e tediosa dos livros, ou seja, eles corrigiram boa parte dos defeitos que achei na literatura e consegui imergir muito mais na história contada nas telonas, que para mim funcionou infinitamente melhor. Criar expectativas para a sequência foi o resultado e isso somado a um trailer de tirar o fôlego e um orçamento nitidamente maior, foi o suficiente para levantar mais uma vez a minha curiosidade e ver se enfim enxergaria nesta franquia algo que pelo menos os livros não conseguiram.

‘Prova de Fogo’ começa exatamente de onde o primeiro filme parou, Thomas e seus amigos conseguiram sair do labirinto e se encontram nas instalações do CRUEL, que tudo indica não serem tão bonzinhos como dizem. Após muita desconfiança e uma tremenda confusão, a gangue consegue fugir do local, porém o que eles não imaginavam era que o mundo esconde perigos muito maiores do que o previsto e mais uma vez terão que passar por provas que testarão sua lealdade e principalmente seu instinto de sobrevivência.

MAZE RUNNER PROVA DE FOGO02

Eu gostei muito desta sequência, é um filme maior que o primeiro, seja pela história, pelo orçamento, tudo é nitidamente mais ousado e é perceptível o cuidado em que a produção teve para tornar o mais sério possível tudo o que Thomas e sua galerinha do bem está passando. O deserto que eles têm que atravessar é muito bem feito e rende cenas que com certeza vão deixar o espectador hipnotizado, quem está procurando bastante ação vai adorar, pois o que não falta aqui são cenas cabulosas e lotadíssimas de efeitos especiais. Já que é um filme onde se propõe muita correria, caos e mistérios, nada mais justo do que elevar o nível destes quesitos, né? Ponto para o roteiro e a direção de Wes Ball (o mesmo do primeiro filme) que soube dosar tudo na medida certa e mesmo com a longa duração não deixa esta segunda parte se tornar um filme cansativo.

Falando um pouco sobre a adaptação, os fãs mais escandalosos vão ficar desapontados. ‘Prova de Fogo’ não tem quase nada do livro, basicamente pegaram personagens, algumas situações e transformaram completamente. Como eu disse antes, não sou nada fã da história contada na literatura e achei que essas mudanças foram mais do que bem vindas, pois deixou a trama bem menos fantasiosa e muito mais caótica, dando ênfase em como o mundo está acabado, perigoso e letal. Acho que para a linguagem cinematográfica funcionou muito melhor e com certeza deu um tom mais sério a trama, valorizando as cenas de aventura e as atitudes dos personagens.

‘Maze Runner: Prova de Fogo’ é um bom filme de ação e é perfeito para ver no cinema. Muita barulheira, correria e diversão garantida para quem quer uma história envolvente e que prende bastante a atenção. Pode não ser a melhor franquia da atualidade e nem ter uma grande mensagem a ser dita como, por exemplo ‘Jogos Vorazes’, mas se você está procurando um pouco de adrenalina, com certeza não vai se arrepender 😉

MAZE RUNNER PROVA DE FOGO01

SINOPSE

Após escapar do labirinto, Thomas (Dylan O’Brien) e os garotos que o acompanharam em sua fuga da Clareira precisam agora lidar com uma realidade bem diferente: a superfície da Terra foi queimada pelo sol e eles precisam lidar com criaturas disformes chamadas Cranks, que desejam devorá-los vivos.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Wes Ball” espaco=”br”]Wes Ball[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: T.S. Nowlin
Título Original: Maze Runner: The Scorch Trials
Gênero: Aventura , Ficção científica , Ação
Duração: 1h 42min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 12 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook