MINHOCAS (Crítica)

Minhocas

4emeio

Por Kadu Silva

MINHOCAS03

A expansão do mercado cinematográfico nacional, além de dar forma a industria da área, possibilita que filmes ainda nunca explorados pelos profissionais locais seja desenvolvido, como é o caso de Minhocas, a primeira animação em stop motion, pasmem, produzida na América Latina.

Além disso a técnica inédita em terras brasileiras, também é um longa direcionado ao um nicho pouco ou nada explorado no mercado nacional, que é o infantil. Em geral durante o ano, vemos 2 ou 3 produções no máximo voltadas para esse público, realizada no Brasil, público esse, que consome muito cinema, só ver as 10 maiores bilheterias do ano, sempre tem uns três filmes voltado para eles.

Essa produção conta a história de Júnior, uma minhoca adolescente (11 anos), que não se enquadra na turma, é sempre deixado de lado. Até que um dia querendo provar que poderia ir além de seus limites, acaba sendo levado para a superfície, junto com o também ignorado Nico, lá conhecem Linda, e acabam vivendo uma incrível aventura pelo sobrevivência.

A trama é simples, e é voltada para os bem novinhos, mesmo assim, é possível notar as boas e importância mensagem que o filme deixa para eles. Como o valor a amizade, o cuidado com a natureza, além do senso de saber dividir as coisas.

A ideia do longa surgiu quando o diretor Arthur Nunes ao ver um livro infantil, cuja a história mostrava o dia-a-dia de uma família de minhocas. Junto a isso, notou que ainda não havia nenhum filme que mostrava esse universo.

Minhocas02

E por incrível que pareça, a opção pela técnica em stop motion, surgiu para acelerar a produção do longa, já que o uso do computador é um processo mais demorado e que ainda tem pouco profissionais no Brasil que sabem manejar essa técnica. Ainda assim o filme levou 3 anos até ser lançado, já que não foi encontrado pela produção do longa profissionais habilitados para realiza-lo. Foi então que os diretores Paolo Conti e Arthur Nunes acabaram formando boa parte dos profissionais envolvidos na elaboração da animação.

É terrível dizer isso, mas o filme é tão bem realizado tecnicamente, que não parece ter sido totalmente feito no Brasil, ainda mais por ser o primeiro feito com a técnica em stop motion. Os movimento de câmera, a cenografia, a própria expressão facial do bonecos, é um verdadeiro show de bom gosto.

Além disso, os diretores conseguiram empregar uma ótima dinâmica para a narrativa, desenvolveram bem muitos personagens, alguns extremamente carismáticos e para completar a trilha sonora completa todos esses predicados a favor dessa produção que merece ser assistida.

Portanto se você tem uma turminha de pequenos que gosta de cinema, é um filme que merece ser visto por eles, garanto que não irão se arrepender. #Ficaadica.

MINHOCAS01

SINOPSE

Júnior (Cadu Paschoal) é uma minhoca de 11 anos de idade, com dificuldades em se adaptar no condomínio de minhocas onde vive. Um dia, ele é acidentalmente escavado e levado para fora da terra. Começa uma série de aventuras, nas quais o garoto deve enfrentar o vilão Big Wig (Daniel Boaventura) até conseguir voltar para casa.

DIREÇÃO

Paolo Conti, Arthur Nunes

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Marcos Bernstein, Melanie Dimantas, Romeu di Sessa e Thomas LaPierre
Título Original: Minhocas
Gênero: Aventura
Duração: 1h 28min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: Livre

TRAILER

Comente pelo Facebook