MISSÃO IMPOSSÍVEL: NAÇÃO SECRETA (Crítica)

Missao Impossivel  Nacao Secreta

4emeio

Por Victor Piacenti

Missao Impossivel  Nacao Secreta03

A franquia Missão Impossível ao meu ver foi uma das que mais evoluiu ao longo de cada filme. Mesmo já tendo nascido como um blockbuster, é nítido que os roteiristas ficaram cada vez mais ousados nas histórias e elaborando muito mais maldosamente as cenas de ação. Digo isso por que quem se dá mal é Tom Cruise, que dispensa dublês na hora de fazê-las, e os espectadores que, bem, se empolgam um pouco mais ao ver o ator pulando de prédios, destruindo cidades, capotando carros e voando em direção ao chão. Tudo ficou mais intenso e elevaram a série a um nível que desperta muito a curiosidade da galera, fazendo assim com que a adrenalina desenfreada seja um item mais do que obrigatório e marca registrada do que estamos vendo. Pelo trailer deste quinto capítulo podemos notar isso e fica muito difícil em não querer correr para o cinema e conferir o que eles aprontaram dessa vez. Esse talvez seja o ponto em que ‘Missão Impossível: Nação Secreta’ tenha pecado para mim e vou explicar pra vocês em instantes. Vem comigo, gente!

Dessa vez Ethan Hunt e seus amigos não muito normais estão atrás de um grupo terrorista chamado Sindicato. Esses fofos estão há um bom tempo infernizando o mundo, porém são tratados como lenda já que nunca foi provado que eles de fato existem. Em uma bela noite, surge a prova de que precisavam para impedi-los, o problema é que o governo está insatisfeito com o modo que a IMF age por onde passa e resolve cortar qualquer apoio para essa missão. Correndo contra o tempo, Tom Cruise e sua trupe precisam achar os carinhas do mal, reaver suas carreiras e salvar o mundo, nem que pra isso seja necessário colocar suas vidas em risco… de novo.

Missao Impossivel  Nacao Secreta01

Viram a sinopse? Lembram de alguma coisa? Pois é, esse também é um dos fatos que me deixaram um pouco triste com esse filme. Ele cai no clichê da própria série e acaba se tornando mais do mesmo. Parece que ele está se copiando, sabe? Apesar de ter cenas extremamente bem coreografadas e intensas, parece que já vimos tudo isso nos filmes anteriores. Não vou dizer que isso é algo que deixou o deixou ruim, não e não mesmo, está bem longe disso, mas fiquei o tempo todo esperando algo que fosse me surpreender e acabei desapontado. A história mesmo sendo previsível, consegue prender e as cenas continuam de tirar o fôlego, aliás.. ação é o que não falta aqui, prato cheio pra quem quer ver testosterona transbordando pela tela do cinema. O que mais gosto nos ‘Missão Impossível’ é o fato de Tom Cruise realmente entrar no personagem e se entregar na adrenalina, deixa tudo muito mais real, emocionante e soma muitos pontos no resultado final. Isso sem falar na química que os atores tem e a direção de Christopher McQuarrie, que já tinha demonstrado talento para a coisa em ‘No Limite do Amanhã’, também com o mesmo ator. Apesar do pequeno probleminha de roteiro que citei antes, este ainda pode ser considerado um filme de ação acima da média e que se destaca no meio de tantas tranqueiras lançadas esse ano, tipo ‘O Exterminador do Futuro: Genesis’.

Uma outra coisinha que me fez não embarcar totalmente em ‘Nação Secreta’, foi o fato de terem mostrado TUDO no trailer. As melhores cenas, as melhores piadas.. enfim, tudo que havia de melhor foi mostrado previamente e somado ao roteiro sem grandes surpresas, acabam tirando um pouco do impacto que o filme pode ter no espectador. Mas claro, isso sou eu e também não é algo que faça a produção ser desmerecida, clichês são normais e se forem bem explorados acabam até somando para produção. É o que acontece aqui, mesmo tendo tudo que vimos antes, essas coisas ainda funcionam, mesmo que não tenham o mesmo impacto de antes. Resumindo, os pontos positivos são maiores do que os negativos e apesar de tirar um pouco da graça, não afetam a qualidade do que estamos vendo.

‘Missão Impossível: Nação Secreta’ é sim legal e envolvente. Um filme de ação de luxo, com atores entrosados e cenas de tirar o fôlego, o que realmente importa. Não concordo que seja o melhor da franquia como ando lendo por aí, pra mim este posto ainda pertence ao terceiro, mas este não está muuuuuito atrás não. Eles cumpriram o que foi proposto, entregaram algo gostoso de ver e que vai te entreter e bastante durante duas horas. Não é um filme perfeito, mas quem se importa? CORRE PRO CINEMA 🙂

Missao Impossivel  Nacao Secreta02

SINOPSE

Ethan Hunt (Tom Cruise) descobre que o famoso Sindicato é real, e está tentando destruir o IMF. Mas como combater uma nação secreta, tão treinada e equipada quanto eles mesmos? O agente especial tem que contar com toda a ajuda disponível, incluindo de pessoas não muito confiáveis…

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Christopher McQuarrie” espaco=”br”]Christopher McQuarrie[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Christopher McQuarrie
Título Original: Mission: Impossible – Rogue Nation
Gênero: Ação , Espionagem
Duração: 2h 12min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 12 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook