MORTADELO & SALAMINHO – EM MISSÃO INACREDITÁVEL (Crítica)

Kadu Silva

O pastelão infantil

Francisco Ibáñez é um dos autores de quadrinhos mais conhecidos da Espanha, entre seus grandes sucessos tem a história da dupla de investigadores Mortadelo e Salaminho, que ganhou esse ano uma animação em longa-metragem e que chega no Brasil depois de ganhar diversos prêmios e levar milhões de pessoas ao cinema ao redor do mundo.

Usando como estrutura os filmes de detetives o longa narra a aventura dos atrapalhados Mortadelo e Salaminho na busca de um documento confidencial da agência de inteligência T.I.A. (Técnicos de Investigações Avançadas) que foi roubado pelo debochado vilão Jimmy Odoidão.

O roteiro do também diretor Javier Fesser (Camino), usa do deboche e das situações improváveis para desconstruir o estereótipo dos detetives, logicamente, abusando do exagero para criar humor nessas situações.

Os diálogos e diversas situações no decorrer da projeção usa dos acontecimentos atuais ou de cenas antológicas do cinema para se tornar ainda mais cômico todo o enredo. Por exemplo, a cena inesquecível do primeiro Missão Impossível onde a personagem do Tom Cruise fica amarrado sobre cabos para entrar no cofre, tem a versão recriado no longa (com trilha sonora acidental e tudo).

Apesar de já citado, vale destaque que o grande diferencial dessa animação é a desconstrução, mesmo quando uma cena parece ir para o clichê, Fesser sai do obvio para dar andamento na narrativa o que acaba ganhando fácil a atenção da plateia, além disso, a ação é frenética e bem desenvolvida por quase toda a totalidade do longa.

Os elementos gráficos e a construção cênica também chamam atenção pelo capricho no acabamento em cada detalhe.

Para quem não conhece as obras de Francisco Ibáñez, o estilo é pastelão, onde o exagero dos acontecimentos é a marca registrada da narrativa.

Mortadelo & Salaminho além de um entretenimento bem feito e divertido que certamente vai divertir crianças e adultos, vale como oportunidade de acompanhar melhor um trabalho tão importante e premiado como do octogenário Francisco Ibáñez (o Mauricio de Sousa da Espanha).

MORTADELO e SALAMINHO

SINOPSE

O debochado vilão Jimmy Odoidão roubou um documento ultrassecreto da agência de inteligência T.I.A. (Técnicos de Investigações Avançadas), o que fez com que ela fosse ridicularizada mundo afora. O único jeito de resgatá-lo é convocando os atrapalhados agentes Mortadelo e Salaminho, mas antes eles precisam passar pelo novo invento do Professor Bactério: a reversitiva, um composto que transforma as pessoas exatamente no oposto do que são. Desta forma, ambos ficam corajosos e inteligentes e podem realizar a perigosa missão.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Javier Fesser” espaco=”br”]Javier Fesser[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Javier Fesser
Título Original: Mortadelo y Filemón contra Jimmy el cachondo
Gênero: Comédia, Romance
Duração: 1h 31min
Classificação etária: 10 Anos
Lançamento: 15 de setembro de 2016 (Brasil)

Comente pelo Facebook

1 Comentário

  1. william haddad

    aproveito para destacar os maravilhosos álbuns em quadrinhos de mortadelo e salaminho
    seu criador… Francisco Ibáñez… magistral no mundo hq.
    há o filme rodado com pessoas de verdade, em uma pequena cidade espanhola.. onde os habitantes participam com extras …vale à pena pesquisar na net…bom divertimento