NA QUADRADA DAS ÁGUAS PERDIDAS (Crítica)

Na Quadrada das aguas Perdidas

Por Guilherme Pulga

Tenho que confessar que após a sessão do filme eu estranhei o título, por que Na Quadrada das Águas Perdidas? E do pouco que pesquisei percebi que é um filme de grande significado e referências.

Antes de tudo o título Na Quadrada das Águas Perdidas vem da música do cantor e compositor Elomar Figuereira Mello que, coincidência ou não, ele mesmo que compôs a trilha sonora fantástica do filme.

Na Quadrada das aguas Perdidas02

O filme narra a jornada de um nordestino (Matheus Nachtergaele) cruzando o ambiente da Caatinga. A personagem estabelece uma relação harmoniosa de sobrevivência e morte com o ambiente. Apresentando uma natureza seca que lhe esgota e que lhe dá a vida.

A história em si não se faz pela originalidade, mas sim pela forma que é contada. Na Quadrada das Águas Perdidas opta pela ausência de falas – intertextualizando com a obra Vidas Secas – mesclado com uma belíssima trilha sonora, não desgastando o silêncio como forma de linguagem e nem o fazendo tão dramático.

A fotografia é um ponto interessante. Em dados momentos ela é realista e pouco trabalhada, quase crua, em outras partes a palheta de cor faz menção com o pintor Portinari, o uso das cores pouco saturadas do azul e laranja causa um contraste singelo, mas importante.

Na Quadrada das aguas Perdidas03

Matheus Nachtergaele faz uma atuação genuína, ele encontra uma forma única de se expressar,de toda a carga emocional e toda as técnicas de sobrevivência naquele ambiente são incríveis. Talvez o único problema seja a forma muito teatral que ele incorpora, mas isso não prejudica o resultado final.

Um ponto que me deixou um pouco desiludido é a com algumas mensagens que se deixam muito claras. Ao desenvolver da história o nordestino é seguido por um abutre que representa a Morte, e toda vez que ela se manifesta há alguma perdam, o que torna previsível os acontecimentos seguintes.

Na Quadrada das Águas Perdidas é um filme difícil de categorizar. Reflete sobre a condição do nordestino, seu contraste com o ambiente hostil que cria vida e morte. Com alguns problemas técnicos, mas com uma bela trilha e excelente interpretação. É satisfatório ver obras desse tipo no cinema nacional.

Na Quadrada das aguas Perdidas01

SINOPSE

Olegário (Matheus Nachtergaele) é um nordestino que vive na Caatinga. O sertanejo desbrava a caatinga, por vezes lutando, por vezes convivendo em harmonia com o ambiente em que vive. Olegário passará por dificuldades e terá apenas a natureza como fonte de alimento e terá de se adaptar para sobreviver.

DIREÇÃO

Wagner Miranda, Marcos Carvalho

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Wagner Miranda, Marcos Carvalho
Título Original: Na Quadrada das Águas Perdidas
Gênero: Drama
Duração: 1h 14min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 14 Anos

TRAILER

4estrelas

Comente pelo Facebook